linha verde
Trecho da Linha Verde (Foto: Franklin de Freitas)

Curitiba tem quase 10 mil ruas, avenidas, travessas e alamedas. Mas quer saber qual a mais longa e a mais curta das avenidas? Com extensão de 152 metros, a Avenida Luiz Xavier, nas imediações da Boca Maldita, é popularmente conhecida como a menor avenida do mundo, mas o título pode estar errado: em Curitiba mesmo há uma avenida menor, com 136 metros: a Avenida IV Centenário da Cidade do Rio de Janeiro, fica na CIC, e pode ser a menor avenida, embora também possa ser apenas uma rua pequena.

Já a avenida mais longa era a Avenida Marechal Floriano Peixoto, com extensão de 12,5 km. Mas há quem diga que a avenida mais longa é o trecho urbano da Linha Verde (BR-476), que vai do Atuba ao Pinheirinho, com 22 km, depois que passou para a responsabilidade da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito de Curitiba (Setran). A avenida Juscelino Kubitschek, na CIC, tem 13,7 km, mas também é considerada um trecho de estrada (a BR-376) que passa por Curitiba.

Histórias de algumas personalidades, conhecidas e desconhecidas, e outros nomes curiosos que denominam as ruas da cidade, estão no livro “1001 Ruas de Curitiba”. Organizado pela arquiteta do Ippuc, Camila Muzzillo, a obra foi lançada em 2011 é fruto de uma pesquisa sobre as ruas de Curitiba que a profissional começou a fazer antes mesmo de passar no concurso público e ser contratada pelo Ippuc.

https://www.bemparana.com.br/noticias/parana/curitiba-tem-quase-10-mil-ruas-conheca-as-mais-curiosas/

Bem Paraná

Para comemorar os 41 anos, o Bem Paraná publica uma série de reportagens especiais. Serão 41 reportagens sobre lugares de Curitiba, 41 sobre manias dos curitibanos, 41 craques de futebol do Paraná e 41 bandas e músicos da capital paranaense.

A matéria acima faz parte do caderno sobre Lugares de Curitiba. Cada canto tem uma história. Cada esquina, um segredo. Curitiba, cidade metrópole, é assim. Com seus 331 anos, diversificada e cheia de causos. E contar as histórias de Curitiba sempre foi uma das missões do Jornal Bem Paraná, desde os idos de 1983, quando nasceu como Jornal do Estado.