bêncao aos animais
Bênção aos animais neste fim de semana (Divulgação/SMCS)

A tradição de benção dos animais celebra o Dia de São Francisco de Assis neste fim de semana, em Curitiba. Igrejas e instituições recebem fiéis e a comunidade acompanhados de seus pets para momentos de oração e celebração.

Nesta sexta-feira (3), a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) promove a 11ª edição de sua tradicional Bênção dos Animais. Os padres da paróquia universitária estarão disponíveis para abençoar os animais das 10h às 16h, na Praça Cívica, localizada em frente à biblioteca da PUCPR.

Também na sexta-feira, a Associação Evangelizar É Preciso realiza mais uma edição da Bênção dos Animais, com a participação de diáconos, das 8h às 18h, na Praça Senador Correia, ao lado do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e Jesus das Santas Chagas. Os tutores poderão levar seus bichinhos de estimação para receber a bênção e participar de várias atividades.

Entre as atrações estão previstas exposição de animais exóticos e demonstrações dos cães adestrados do Núcleo de Operações com Cães, da Polícia Civil do Paraná, e também do Grupo de Operações Especiais da Guarda Municipal de Curitiba.

O evento terá atendimento ao público, com orientações sobre os cuidados com os animais, dos estudantes do Curso de Medicina Veterinária da UNINTER.
Endereço: Praça Senador Correia, 55 – Rua lateral do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e Jesus das Santas Chagas, Curitiba

Festa de São Francisco também tem bênção aos animais

A Festa do Padroeiro São Francisco de Assis vai reunir fiéis e visitantes neste fim de semana em Curitiba. O evento será no Santuário São Francisco de Assis , desta quinta (2) até o domingo (5). Entre os destaques estão a bênção dos animais, feira de adoção de pets e a doação de mudas de plantas, atividades que expressam o carisma franciscano de amor à vida e cuidado com a natureza.

“Queremos que cada pessoa, mesmo quem não é católico, possa se sentir acolhida e tocada pelo espírito de São Francisco, que nos ensina a amar e cuidar daquilo que Deus criou”, explica o pároco do Santuário, padre Luiz Kleina.

A bênção aos animais será no sábado, das 14 às 18 horas.

Local: Santuário São Francisco de Assis – Rua Francisco Derosso, 715 – Xaxim
(acesso para pedestres também pela Rua Innocente Rebellato, 162)
Data e ingresso:
Quinta e sexta-feira (02 e 03/10): a partir das 18h;
Sábado (04/10): a partir do meio-dia;
Domingo (05/10): a partir das 09h
Entrada gratuita

Rede de proteção animal promove bênção e feira de adoção

No sábado (4), a Rede de Proteção Animal da Prefeitura vai promover a 17ª edição do Amigo Bicho de 2025, no Parque Barigui. O evento é em comemoração ao Dia Mundial dos Animais, 4 de outubro, e também marca a Semana Municipal de Proteção Animal, instituída pela Lei 15.204/2018.

Serão 50 cães aptos à adoção, todos castrados e microchipados e a ação será das 10h às 16h, no estacionamento em frente ao Complexo Imap Barigui. Os animais foram resgatados pela ambulância do Centro de Referência de Animais em Risco (Crar) e também são de protetores independentes da cidade.

Além da adoção de cães, às 10h haverá um momento especial da programação. Os freis capuchinhos da Paróquia Nossa Senhora das Mercês farão a bênção dos animais das pessoas que estiverem participando do evento e também das que estiverem passeando com seus pets pelo Barigui. A bênção será na tenda do Amigo Bicho da Rede de Proteção Animal.

Outros locais com a bênção em Curitiba

Paróquia São José Trabalhador

No dia 04 de outubro, festa de São Francisco de Assis, a comunidade da Paróquia São José Trabalhador recebe a bênção dos animais.
Sábado, 04/10 Das 9h às 12h
Paróquia São José Trabalhador – Rua Major Heitor Guimarães, 1526 – Campina do Siqueira

Paróquia São José- Vila Oficinas

No sábado, dia 04 de outubro, Estará ocorrendo a benção dos animais na
Clínica Vet Clean na Rua Miguel Caluf, 1993, Cajuru .
Horários : 9:30 , 10:30 e 11:30.

Hospital Veterinário

No sábado, o Hospital Veterinário LeVet promove a tradicional Benção dos Animais, em celebração ao Dia de São Francisco de Assis. O evento acontece das 9h às 12h, na sede do hospital, em Curitiba, e será aberto ao público com entrada gratuita.

Hospital Veterinário LeVet – Rua Cândido Xavier, 731

A história de São Francisco
Inspiração para muitos como símbolo de humildade e devoção ao próximo, São Francisco de Assis é celebrado neste sábado 4 de outubro . Adorado por muitos, Francisco também foi inspiração para o nome do 266.º Papa da Igreja Católica, o argentino Jorge Mario Bergoglio.
São Francisco de Assis nasceu na Itália, em 1182 e era filho de um rico comerciante de família nobre da Provença. Na juventude, Francisco era muito rico e esbanjava dinheiro com ostentações. Porém, os negócios de seu pai não lhe despertavam interesse, muito menos os estudos. O que ele queria mesmo era se divertir.

Na juventude de Francisco, por volta de seus vinte anos, uma guerra começou entre as cidades italianas chamadas Perugia e Assis. Ele queria lutar em Espoleto, entre Assis e Roma, mas caiu acamado . Durante a doença, Francisco ouviu uma voz sobrenatural. Esta lhe pedia para ele “servir ao amor e ao Servo”.

Pouco a pouco, com muita oração, Francisco sentiu em seu coração a necessidade de vender seus bens e “comprar a pérola preciosa” sobre a qual ele lera no Evangelho. Num dia simples, mas muito especial, num momento em que Francisco rezava sozinho na Igreja de São Damião, em Assis, ele sentiu que o crucifixo falava com ele, repetindo por três vezes a frase que ficou famosa: “Francisco, repara minha casa, pois olhas que está em ruínas”. O santo vendeu tudo o que tinha e levou o dinheiro ao padre da Igreja de São Damião, e pediu permissão para viver com ele. Francisco tinha vinte e cinco anos.

Seu pai, ao saber o que seu filho tinha feito, foi buscá-lo indignado, levou-o para casa, bateu nele e acorrentou-o pelos pés. A mãe, porém, o libertou na ausência do marido, e o jovem retornou a São Damião. Seu pai foi de novo buscá-lo. Mandou que ele voltasse para casa ou que renunciasse à sua herança. Francisco então renunciou a toda a herança e disse: “As roupas que levo pertencem também a meu pai, tenho que devolvê-las”. Em seguida se desnudou e entregou suas roupas a seu pai, dizendo-lhe: “Até agora tu tem sido meu pai na terra, mas agora poderei dizer: ‘Pai nosso, que estais nos céus”.
O grande legado de Francisco foi uma igreja mais confiante da força do evangelho e da bondade no coração das pessoas. Após renunciar aos luxos que a vida de sua família ostentava, São Francisco começou a reunir seguidores que desejavam viver de acordo com os mesmos princípios.
O dia 4 de outubro marca o dia de sua morte, em 1226, quando Francisco, já com a saúde fragilizada, faleceu em Assis. Dois anos depois, foi canonizado pelo Papa Gregório IX e desde então, a data se tornou um dia de celebração não apenas para os católicos, mas também para todos que defendem a vida dos animais e a proteção ambiental.