6f1
Crochê é arte milenar, fonte de renda e faz bem à saúde (Daniel Castellano/SECOM (arquivo)

O Memorial de Curitiba vai ser palco de um evento gigante na terça-feira (16). Um encontro temático espera reunir crocheteiros e crocheteiras. Das 13h às 17h, os participantes poderão aprender novas técnicas e comemorar o Dia Mundial do Crochê, que aconteceu na última sexta-feira.

A expectativa é reunir 500 pessoas. As inscrições podem ser feitas antecipadamente pelo Whatsapp (41) 99931-8146, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível na hora do evento. O barbante será disponibilizado pela organização, mas os inscritos devem levar agulha e tesoura. Para participar, é preciso ter conhecimento básico do crochê.

O evento é promovido pelas organizações não governamentais (ONGs) Lucianas e Marias e Supremo Fios, com apoio da Prefeitura de Curitiba. A organizadora, Luciana Cortez, destaca os benefícios da prática. “O crochê é uma arte milenar e fonte de renda para muitas famílias. A prática acalma, reduz estresse e promove autoestima e criatividade”, destacou Luciana.

Os inscritos terão uma aula de crochê com a artesã têxtil Sandra Brum, da ONG Supremo Fios, da criação coletiva de uma exposição de arte, com peças levadas pelos participantes, e do sorteio de brindes.

A Ong Lucianas e Marias, fundada por Luciana Cortez, atende pessoas em situações de vulnerabilidade social.

A organização também recebe alunos com depressão e ansiedade, encaminhados por profissionais de saúde. Além do apoio emocional e o acolhimento social, os participantes aprendem uma profissão e um meio de ganhar renda, por meio de encontros e oficinas.

Em outras edições do encontro também aconteceram exposições de trabalhos em crochê.