
O avanço de uma frente fria pelo Sul do Brasil mudou o tempo no Paraná neste domingo (27). O sistema trouxe de volta a chuva para diversas regiões do estado, incluindo áreas como o Norte e o Noroeste, que estavam há mais de um mês sem registrar precipitações.
Os maiores volumes de chuva foram registrados no Oeste, Sudoeste e Centro-Sul do Paraná, com acumulados próximos dos 50 mm. Em várias regiões, como o Centro, Noroeste e Norte, os ventos passaram dos 60 km/h.
No Noroeste, próximo da divisa com São Paulo, as rajadas ultrapassaram os 90 km/h. Na Região Metropolitana de Curitiba, os ventos também chamaram atenção até às 23h45 de domingo:
- Fazenda Rio Grande: 56,2 km/h
- Lapa: 58,0 km/h
- Cerro Azul: 55,8 km/h
- Curitiba: 49,3 km/h
Segunda-feira com nebulosidade e queda de temperatura
Nesta segunda-feira (28), a frente fria já atua sobre o Sudeste do país, mas ainda mantém o céu nublado e com possibilidade de chuvas ocasionais em todo o Paraná. A presença de um ciclone extratropical no litoral do Rio Grande do Sul intensifica os ventos moderados a fortes, especialmente entre Curitiba e o Litoral.
Em Curitiba, a máxima será de 19ºC nesta segunda-feira, com chance de chuva. À noite, o frio começa a se intensificar com a chegada de uma massa de ar polar.
Semana será gelada, com risco de geada e temperaturas negativas
A partir de terça-feira (29), o ar polar domina o estado e as temperaturas despencam. Em várias cidades do Sul, Oeste, Sudoeste, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba, os termômetros devem marcar mínimas em torno de 5ºC, com possibilidade de geada fraca.
Na quarta-feira (30), o frio será ainda mais intenso, com mínimas próximas a 2ºC em Curitiba e temperaturas negativas nos Campos Gerais, Centro-Sul e Sudoeste. Há também risco de geada leve até em áreas do Norte do estado.
Na quinta-feira (31), o amanhecer será novamente gelado, com mínimas perto de 5ºC, mas à tarde as temperaturas já começam a subir, especialmente no Oeste e Noroeste, onde os termômetros devem atingir os 25ºC.
Previsão para Curitiba
Nesta segunda-feira (29), Curitiba terá máxima de 19ºC, com possibilidade de chuva ao longo do dia. À noite, a temperatura começa a cair com a chegada de uma massa de ar polar.
Na terça-feira (30), o frio se intensifica. A mínima será de 5ºC e a máxima não deve passar de 15ºC. Já na quarta-feira (31), os termômetros devem marcar mínima de 2ºC, com previsão de geada nas primeiras horas do dia.
A quinta-feira (1º) também começa gelada, com mínima de 5ºC e máxima de 18ºC, ainda com risco de geada, especialmente em áreas mais afastadas da capital.
A partir de sexta-feira (2), o frio perde força. As temperaturas sobem gradualmente, com máxima de 22ºC na sexta e 25ºC no sábado (3), encerrando a semana com clima mais ameno e tempo firme.