Curitiba foi escolhida para o teste piloto de um novo equipamento de segurança no trânsito. A faixa inteligente amplia a segurança dos pedestres, facilita a travessia de pessoas com mobilidade reduzida ou com deficiências visuais, além de otimizar o fluxo de veículos para reduzir os congestionamentos.
Na manhã desta terça-feira (29), o prefeito Eduardo Pimentel acompanhou o início do funcionamento do Sistema Inteligente de travessia, na Rua Petit Carneiro, no bairro Água Verde. O prefeito destacou o perfil inovador e pioneiro de Curitiba, com a escolha da cidade para implantação do primeiro projeto piloto dessa tecnologia instalado na América Latina.
“A tecnologia mostra aos motoristas que tem alguém atravessando a rua, através de um sensor que funciona por meio de energia solar, sustentável. Essa inovação vai nos ajudar no nosso objetivo principal do trânsito, que é salvar vidas. A meta é reduzir os atropelamentos e acidentes na cidade de Curitiba, buscando morte zero no trânsito”, afirmou Pimentel.
O superintendente de Trânsito de Curitiba, Bruno Pessuti, explica que a tecnologia foi desenvolvida por uma empresa húngara, que escolheu o município para realizar os testes do projeto, ainda em desenvolvimento na Europa.
“O sistema de travessia inteligente funciona com um sensor óptico que detecta a presença do pedestres, e a partir desse momento aciona uma sinalização piscante amarela bem forte, e na sequência um laser ilumina os pés dos pedestres, fazendo um campo de visualização muito grande para o motorista. Isso faz com que o motorista perceba a presença do pedestre a longa distância, garantindo uma travessia segura”, ressaltou Pessuti.
“A superintendência de trânsito trabalha para salvar vidas no trânsito, e esse projeto une tecnologia e educação como aliados para evitar acidentes. Registramos no ano passado 850 atropelamentos na cidade, e esse projeto garante uma travessia mais segura, com ampla sinalização dos pedestres enquanto atravessam a via,” acrescentou Pessuti.
Curitiba foi escolhida para os testes por empresa húngara
O diretor-geral da empresa húngara responsável pela tecnologia, Nagy László, revelou que escolheu Curitiba para sediar os testes dessa tecnologia pelo perfil inovador da cidade, no âmbito das tecnologias e também na área do trânsito. A intenção com o projeto piloto é homologar a tecnologia no município e eventualmente expandir para as regiões onde há grande movimento de pedestres durante a noite, principalmente nos pontos onde não há semáforos para travessia de pedestres.
Tecnologia LED e acessibilidade
A Prefeitura de Curitiba já investe deste o início do ano em novas tecnologias para ampliar a acessibilidade e garantir a segurança dos pedestres. A região central recebeu barras de LED instaladas junto às faixas de pedestres, que estão sincronizadas com os semáforos, para facilitar e tornar mais segura a travessia de pedestres. O sistema emite luzes verdes ou vermelhas no chão, indicando o momento certo para atravessar a rua.
A tecnologia foi instalada com foco em acessibilidade, modernidade e mobilidade urbana. Desde março, já foram instaladas 58 barras de LED em pontos estratégicos da cidade, com investimento de mais de meio milhão de reais. Os cruzamentos da Visconde de Guarapuava com Alferes Poli e da Conselheiro Laurindo com XV de Novembro foram os mais recentes a receber a novidade.
Segundo o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Rafael Ferreira Vianna, a iniciativa reforça a proteção dos pedestres.
“A implantação das barras de LED é mais uma ação da gestão do prefeito Eduardo Pimentel, para priorizar a sinalização, garantir o bom fluxo de trânsito, e acima de tudo, proteger as pessoas”, afirmou Vianna.
A inovação também beneficia pedestres que caminham distraídos, como aqueles que utilizam o celular durante os deslocamentos. “Através de barras de LED no chão, a iluminação verde orienta o pedestre, que muitas vezes está desatento e não olha para o semáforo. Nesse caso, pode se orientar através da barra de LED, fazendo sua travessia no momento adequado”, explicou o superintendente de Trânsito.
Além das barras de LED, a Prefeitura de Curitiba intensificou as ações voltadas à mobilidade urbana.
Para o auxiliar de serviços gerais Lúcio de Oliveira, que trabalha no Teatro Guaíra, a instalação das barras de LED é importante para orientação. “Eu achei bom, ficou bem legal. Nos ajuda a atravessar, principalmente à noite”, afirmou.
Já para Natália Cury, que frequenta à região da Avenida Visconde de Guarapuava, a inovação chamou principalmente a atenção de sua filha mais nova. “Tem nos ajudado sim, nos obriga a prestar atenção no semáforo, tornando a travessia mais segura”, concluiu.
Pontos estratégicos
As barras estão sendo instaladas em pontos estratégicos de Curitiba, em regiões com grande fluxo de pedestres, como shoppings centers e estádios de futebol. Já foram contempladas com a tecnologia a Rua Amintas de Barros com Alfredo Bufren; Conselheiro Laurindo com Rua Treze de Maio; Rua Conselheiro Laurindo com Rua XV de Novembro; Avenida Presidente Getúlio Vargas com Rua Buenos Aires; Rua Brasílio Itiberê com Rua Buenos Aires; Rua Brigadeiro Franco com Avenida Presidente Getúlio Vargas; Avenida Getúlio Vargas com Rua Desembargador Motta; Rua Amâncio Moro com Rua Mauá; e Rua Mário Tourinho, na altura do Parque Barigui.