Curitiba vacina 38% do público-alvo da campanha contra a gripe

SMCS

Somente no último sábado (9), Dia D da Vacinação Contra a Gripe, mais de 13 mil pessoas foram imunizadas em Curitiba. Desde o início da campanha, na segunda-feira passada (4), 126.352 pessoas receberam a dose na cidade – 38,1% da meta entre os grupos vulneráveis e que podem ser contabilizados.

Devem receber a vacina as crianças – com mais de seis meses e menos de 5 anos de idade –, gestantes, pessoas com 60 anos ou mais, mulheres até 45 dias após o parto (em puerpério), doentes crônicos, indígenas, pessoas privadas de liberdade e profissionais de saúde. Em Curitiba, a meta é vacinar aproximadamente 303 mil pessoas, o equivalente a 80% do total de integrantes do público-alvo.

Na tenda montada na Rua XV de Novembro, na Boca Maldita, no sábado, foram aplicadas 1.824 doses. Segundo a diretora do Distrito Sanitário Matriz, Léia Regina da Silva, a estrutura montada no Centro confirmou o sucesso dos anos anteriores, com um total de quase 2 mil pessoas vacinadas no Dia D. Naquele posto, a maioria das doses foi para os idosos e em sequência para as pessoas portadoras de doenças crônicas, analisa. Em contrapartida, as crianças foram vacinadas principalmente nas unidades de saúde Ouvidor Pardinho e Mãe Curitibana, que funcionaram o dia todo.

O secretário municipal de Saúde, Adriano Massuda, ressalta a importância de os pais levarem as crianças menores de 5 anos para receber a dose da vacina. É uma medida importante, pois elas ainda não estão com o sistema imunológico completamente formado, e com isso, ficam mais suscetíveis às complicações decorrentes da gripe, observa. Até o momento, apenas 20.819 crianças foram vacinadas, 20,4% desse público.

Durante esta semana, familiares de crianças atendidas pelos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) receberão folhetos com informações sobre a vacina e a importância de as crianças receberem a dose.

As gestantes também estão entre os grupos com menor adesão à vacina, com um total de 4.346 doses aplicadas – 22,9% do total.

Em compensação, 49,6% das mulheres que tiveram bebês com até 45 dias (puérperas) já estão imunizadas contra a gripe (1.544 doses). Entre os idosos, 41,3%  receberam a vacina, num total de 82.992 doses aplicadas.

A Campanha Nacional de Vacinação prossegue até o dia 22 de maio. Ao longo da semana, as vacinas podem ser tomadas em qualquer uma das 109 unidades básicas de saúde de Curitiba, de acordo com o horário de funcionamento de cada uma delas.

 

Documentação

Para receber a vacina em qualquer uma das unidades de saúde de Curitiba, as pessoas devem levar os seguintes documentos:

 

Idosos: carteira de identidade;

Crianças de seis meses a c5 anos de idade: registro de nascimento ou a carteira de identidade e a carteirinha de vacinação;

Grávidas: é suficiente apenas que a mulher afirme estar grávida;

Mulheres até 45 dias após o parto: apresentar qualquer documento com informação sobre o parto/nascimento do bebê, como declaração do hospital onde ocorreu o parto, certidão de nascimento do bebê, carteirinha de gestante, etc.

Portadores de doenças crônicas: conforme relação de doenças crônicas definida pelo Ministério da Saúde, devem comparecer munidos de solicitação ou prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina. Pacientes já cadastrados em programas do SUS devem se dirigir à unidade de saúde onde estão cadastrados para receber a vacina.

Profissionais de saúde: serão vacinados, prioritariamente, nos hospitais ou nas unidades básicas de saúde onde atuam, ou nos postos de vacinação, mediante apresentação de carteira de registro profissional no órgão de classe. Outros trabalhadores de clínicas e consultórios (clínica geral, clínica médica, pediatria, otorrinolaringologia, obstetrícia, pneumologia e infectologia) que atendem casos de gripe podem procurar as unidades de saúde munidos de declaração do médico responsável pelo serviço onde o profissional atua.

Indígenas: serão vacinados pela equipe da SMS;

Pessoas privadas de liberdade: serão vacinadas pela equipe da Secretaria de Saúde.