mudas de arvores
Distribuição de mudas de árvores (Foto: José Fernando Ogura/SMCS)

Nesta segunda-feira (28) e terça (29), Curitiba vai distribuir gratuitamente 10 mil mudas de árvores nativas e frutíferas. Cada regional disponibilizará mil mudas. CLIQUE AQUI para saber os dias, horários e endereços de cada entrega.

Documentos necessários

Desta vez, os interessados em receber as mudas terão de apresentar um documento e um comprovante de residência para a retirada. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) pede também que as pessoas levem uma sacola própria para transportar as mudas.

A exigência de documentação tem como objetivo cadastrar o destino das mudas para que seja feito um controle de georreferenciamentio pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). As informações serão incluídas no Hipervisor da Prefeitura, plataforma de convergência e compartilhamento de dados públicos.                                                                                                                          

Nos primeiros meses do projeto Meio Milhão de Árvores já foram distribuídas mais de 50 mil mudas na cidade.

Capital mais arborizada

O Censo Demográfico 2022: Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios, divulgado no dia 17 de abril, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou Curitiba como a quarta capital mais arborizada do Brasil, atrás apenas de Campo Grande (MS), Goiânia (GO) e Palmas (TO).     

A média nacional de ruas que possuem pelo menos uma árvore por rua é de 66%. Em Curitiba, esse índice é de 85,2% das vias. 

Com 52 parques, Curitiba também tem uma das maiores áreas verdes por habitante do Brasil. Nos últimos oito anos, a capital paranaense aumentou a área verde por habitante de 62 metros quadrados para 68 metros quadrados. A recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU) para áreas verdes urbanas é de um mínimo de 12 metros quadrados de área verde por habitante.

Bom para o meio ambiente

A infraestrutura verde da cidade traz diversos benefícios, como o equilíbrio térmico e o sequestro de gases do efeito estufa da atmosfera. O programa Meio Milhão de Árvores também faz parte das estratégias do Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima), para tornar Curitiba mais resiliente frente à emergência climática.

Plantio responsável

Todo plantio de árvore feito em ruas de Curitiba precisa ser avaliado e autorizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. A escolha da espécie para as vias públicas deve seguir regras e normas definidas pelo Departamento de Arborização e Produção Vegetal. 

Segundo o diretor do departamento, José Roberto Roloff, plantios irregulares de árvores frutíferas e invasoras geram problemas em calçadas e na sinalização viária. Quando o morador quiser plantar árvore em ruas ou áreas públicas, deve fazer antes a solicitação pela Central 156 informando o local. O pedido será enviado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que fará a avaliação.

Entrega de mudas de árvores


Segunda-feira (28/4)

MANHÃ
Tatuquara
Endereço: Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n.

Bairro Novo
Endereço: Rua Tijucas do Sul, 1.700.

CIC
Endereço: Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460.

Pinheirinho
Endereço: Av. Winston Churchill, 2.033.

TARDE
Cajuru
Endereço: Av. Prefeito Maurício Fruet, 2.150.

Boa Vista
Endereço: Av. Paraná, 3.600.

Portão
Endereço: Rua Carlos Klemtz, 1.700.


Terça-feira (29/4)

MANHÃ
Matriz
Endereço: Praça Rui Barbosa, 101.

Santa Felicidade
Endereço: Rua Santa Bertila Boscardin, 213.

TARDE
Boqueirão
Endereço: Av. Marechal Floriano Peixoto, 8.430.