Paraná CIC

Curitiba vai inaugurar sua segunda fazenda urbana neste mês

Redação Bem Paraná
fazenda

(Ricardo Marajó/SECOM)

A Prefeitura de Curitiba vai inaugurar uma nova Fazenda Urbana neste mês. Será a segunda unidade e está em montagem na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), ao lado do Parque dos Tropeiros.

O espaço será inaugurado no dia 18 de outubro, um sábado, e já está pronto para receber a população com canteiros de hortaliças em produção, áreas destinadas a cursos e oficinas, além de espaços para ações de inclusão produtiva.

A primeira unidade do programa foi inaugurada em 2020, no Cajuru, e se consolidou como referência nacional.

Estrutura completa e sustentável

Com investimento de R$ 10,1 milhões, o novo espaço ocupa 11 mil m², dos quais 885 m² são de área construída em 19 contêineres distribuídos em dois pavimentos. O projeto priorizou soluções sustentáveis, como sistema de energia solar fotovoltaica com capacidade de 25 kWp e irrigação feita a partir de poço artesiano. Toda a estrutura foi montada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas e é totalmente acessível.

Além dos canteiros produtivos e das estufas, a fazenda contará com agrofloresta, jardins de mel e áreas de cultivo. Entre os destaques estão o Abelha Lab, voltado ao manejo de abelhas nativas sem ferrão, e o Núcleo de Educação e Alimentação Sustentável, o primeiro do Brasil, que promoverá cursos e oficinas sobre hábitos alimentares saudáveis. O espaço também terá cozinha experimental, área de compostagem, salas multiuso, coworking (worktiba), além de ambientes para reuniões e eventos.

Integração com o Armazém da Família

A Fazenda Urbana da CIC será integrada ao Armazém da Família Caiuá, reformado neste ano, ampliando o acesso da comunidade a alimentos de qualidade e fortalecendo a política municipal de segurança alimentar.

Formação, oportunidades e transformação

Para o secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Leverci Silveira Filho, a fazenda simboliza um novo passo na política pública da cidade.

“A criação desse espaço representa um avanço concreto na promoção da saúde e da sustentabilidade. Aqui, a população terá acesso a aprendizado, inovação e práticas que fortalecem uma alimentação equilibrada e consciente. É um projeto que gera impacto imediato e prepara a cidade para desafios futuros”, ressaltou.