
Em Curitiba você pode encontrar uma cafeteria a cada esquina. E não é força de expressão, não. Encontrar um cafezinho a cada quadra que se anda é verdade em algumas regiões, e Curitiba bem poderia ser chamada de Capital do Cafezinho. Um levantamento realizado pelo Bem Paraná em 2022 mostrou que a cidade tinha mais de 800 empreendimentos cujo carro-chefe ou um dos principais produtos era o café.
A cidade também abriu mercado para várias profissões, como a de baristas, os especialistas na confecção do produto, além de atendentes e outras atividades relacionadas.
O sucesso recente em Curitiba pode ser explicado por dois movimentos que aconteceram no setor nos últimos anos. O primeiro deles foi a consolidação de Curitiba como uma cidade de referência quando o assunto é café especial, que são produzidos em menor escala, mas contam com um processo de produção muito mais cuidadoso.
O outro, mais recente, fez o setor ganhar um novo impulso com o surgimento das cafeterias com conceito “to go”. As lojas e marcas se espalharam rapidamente pela cidade, inovando o conceito de passar e pegar um café tomando-o na rua mesmo.
Para os mais tradicionalistas, parar na Rua XV e tomar um cafezinho no balcão de um casa no calçadão, não tem igual.
Os primeiros registros relacionados ao consumo do fruto são do ano de 575, na região onde fica hoje a Etiópia, na África. “Há uma lenda de que um pastor descobriu que suas cabras ao comerem os frutinhos vermelhos do arbusto do café ficavam mais lépidas, mais espertas. Ele experimentou, sentiu que ficou mais estimulado, e a notícia correu e todos começaram a consumir em fruto o café”, conta a historiadora Ana Luiza Martins, autora do livro “História do Café”, em material da Agência Brasil em 2016.
O café chega ao Brasil no século 18, mas se desenvolve mais com a chegada da família real portuguesa, em 1808.
Atualmente o Brasil é o maior produtor e exportador de café em grão do mundo. Nesta safra 2023/2024 serão mais de 65 milhões de sacas.
Bem Paraná
Para comemorar os 41 anos, o Bem Paraná publica uma série de reportagens especiais. Serão 41 reportagens sobre lugares de Curitiba, 41 sobre manias dos curitibanos, 41 craques de futebol do Paraná e 41 bandas e músicos da capital paranaense.
O aniversário é comemorado no dia 17 de junho.
Manias e particularidades do curitibano é um dos cadernos que comemoram os 41 anos do Jornal Bem Paraná em 2024. Procuramos 41 tópicos que mostram um pouco do que é o povo curitibano, suas “esquisitices”, modos de agir, lugares e formas características. Cada um destes 41 tópicos serão publicados até a data de aniversário do jornal.