
Os curitibanos perdem, em média, 107 horas por ano em congestionamentos nos horários de pico — a famigerada rush hour. É o que revela a 14ª edição do TomTom Traffic Index, que avalia o tráfego em cidades ao redor do mundo com dados coletados em mais de 500 cidades de 62 países. Curitiba é a terceira capital brasileira com o trânsito mais complicado, ficando atrás apenas de São Paulo e Recife Nesta duas outras capitais, os moradores perdem 111 horas (São Paulo) e 108 horas (Recife), respectivamente.
A pesquisa TomTom Traffic Index também coloca a capital paranaense em segundo lugar no tempo médio de deslocamento por 10 km, com 28 minutos. Fortaleza lidera o ranking, com média de 29 minutos.
Um dos motivos de tanto congestionamentos e demora para chegar ao destino é o número de carros, que não para de crescer.
Mais carros, mais congestionamentos
O número de veículos emplacados em 2025 no Paraná chegou a 42.495 unidades no primeiro bimestre, incluindo automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas e implementos rodoviários. O montante corresponde a 13,43% mais que o mesmo período de 2024, quando foram emplacadas 37.463 unidades. Como não haver congestionamentos com tantos carros?
Número de motoristas sobe três vezes mais que a população
O número de motoristas no Paraná também cresceu quase três vezes mais que a população paranaense ao longo dos últimos 15 anos, entre 2010 e 2025. É o que revelam dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), cruzados com informações do IBGE (Censo 2010) e do Ipardes (Projeção Populacional 2025-2050).
Segundo essas estatísticas, em 2010 a população paranaense somava 10.444.526 habitantes. Quinze anos depois, no entanto, já seriam 11.890.584. Ou seja, em uma década e meia a população paranaense ganhou 1.446.058 habitantes, avançando 13,85%.
O número de condutores no estado avançou 35,79%, com um acréscimo de 1.532.890 motoristas. Em 2010, segundo o Anuário Estatístico do Detran-PR, haviam 4.282.593 condutores cadastrados no estado. Em junho último, já eram 5.815.483.
Ou seja, o número de condutores no estado avançou 2,6 vezes mais que a população paranaense no período analisado, considerando que um cresceu 35,79% e o outro, 13,85%.
Com isso, o número de condutores dentro da população paranaense passou de 41,03% da população em 2010 para 48,91% em 2025.