Curitibanos se reuniram para fazer o plantio de 332 árvores neste sábado (29), dia do aniversário da capital paranaense. A ação ocorreu no Parque Barigui e começou às 9h no entorno da ilha que existe nas proximidades da pista de patinação do parque.
As mudas plantadas são do Horto Municipal da Barreirinha e do Instituto Água e Terra (IAT), do Governo do Paraná. A iniciativa partiu do mandato da vereadora Lais Leão (PDT), e recebeu apoio da Prefeitura.
Segundo a gerente de Manutenção dos Parques e Áreas Verdes, Walquiria Pizatto, o plantio vai ajudar no adensamento e enriquecimento florestal do parque.
“O objetivo de plantar essas 332 novas árvores é ampliar o maciço florestal que já existe no local, além de aumentar a diversidade de espécies nativas, principalmente frutíferas para atender a avifauna e a fauna terrestre do parque”, explicou Walquiria.
Entre as espécies plantadas há pinheiro-bravo, sapuva, cereja do mato, jabuticaba, branquilho, canafístula, jerivá, erva-mate, araucária, cocão, vacum, dedaleiro, pitanga, araticum amarelo, tarumã, embiruçu, angico-branco, pau-viola/tucaneiro, araçá-amarelo, dedaleiro e angico-gurucaia.
Para o plantio ocorrer com as técnicas corretas, as equipes de arborização do Meio Ambiente abriram os 332 berços que vão receber as novas árvores com os tamanhos corretos para cada espécie. Esse trabalho começou na quinta-feira (27/3) e foi finalizado nesta sexta-feira (28/3).
Dezenas de voluntários participaram do plantio neste sábado no Parque Barigui.