Curitiba se encaminha para registrar mais um recorde nesta quarta, 2 de julho. Desta vez, da tarde mais gelada do ano que pode ficar abaixo dos 8ºC de máxima, previstos pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Ao meio-dia, por exemplo, os termômetros marcavam 6,6ºC, com sensação térmica de apenas 5ºC.
Leia mais:
Sem chance do sol aparecer, o dia segue bastante gelado na Capital e toda a região Leste. Por conta da grande cobertura de nuvens, essa condição meteorológica mantém as temperaturas baixas mais uma vez, sem declínio tão expressivo nos termômetros.
Nesta tarde de terça, 1º de julho, Curitiba já havia registrada a temperatura máxima mais baixa, com uma tarde de apenas 8,9°C e o novo recorde de menor temperatura máxima de 2025. Até então, o recorde anterior era de 13,7°C, em 12 de junho, segundo o Climatempo.
Sol volta?
Sim, mas não nesta quarta. De acordo com o Simepar, a quinta, 3 de julho, a massa de ar frio ainda presente sobre o estado, mantém o tempo estável em grande parte das regiões paranaenses, apenas entre a Serra do Mar e as praias, há previsão de chuvas fracas/chuviscos ocasionais.
O amanhecer será gelado nas regiões da metade sul do estado, mas à tarde, as temperaturas já apresentam uma pequena elevação em relação ao dia anterior. No entanto, segundo o meteorologista do Simepar Leonardo Furlan, o sol pode aparecer durante a tarde, entre muitas nuvens em algumas regiões o Oeste, Sudoeste.
Em Curitiba, a instabilidade e de cobertura de nuvens já começa a reduzir a partir da quinta-feira, onde o risco para chuvas, mesmo que de fraca intensidade, já diminui significativamente e deve-se concentrar mais na região das praias.
Nas regiões mais a Oeste e Noroeste do estado, as temperaturas já começam a se elevar um pouco mais, com as máximas ultrapassando os 19ºC e 20ºC. Em Guaíra, Maringá e Loanda as máximas podem passar dos 22ºC, 23ºC durante a tarde dessa quinta.
Sol? Talvez na sexta
Na sexta-feira o sol volta a aparecer em muitas regiões paranaenses. Durante a manhã ainda haverá muita presença de nuvens do Norte Pioneiro, nos Campos Gerais e no Sudeste, se estendendo para a faixa Leste do Paraná. “Mas durante a tarde o sol já aparece entre muitas nuvens na faixa leste e com poucas nuvens, mas o interior do estado com uma elevação nas temperaturas. Essa condição persiste no final de semana, e nós ainda vamos ter cobertura de nuvens durante a manhã, amanhecer, especialmente na faixa Leste, mas o sol deve preluminar ao longo do dia”, prevê Furlan.
Em Curitiba as mínimas oscilam entre 7ºC e máximas de 15ºC até o domingo, 6 de julho.