A segunda edição do curso gratuito “Construindo uma Editora do Zero” está com inscrições abertas em Curitiba. Com apoio do Fundo Municipal da Cultura, o programa oferece formação completa em editoração para quem deseja empreender no mercado editorial.
Com carga horária de 30 horas e início em 9 de agosto de 2025, o curso será realizado aos sábados, na Casa da Leitura Miguel de Cervantes, na Praça da Espanha.
“Construindo uma Editora do Zero: Programa de Formação em Editoração”, é uma iniciativa gratuita voltada a pessoas interessadas em ingressar no mercado editorial e fundar suas próprias editoras independentes.
O curso é gratuito, não exige experiência prévia e tem como objetivo democratizar o acesso ao conhecimento editorial, impulsionar novos talentos e fomentar o surgimento de editoras independentes — especialmente aquelas comprometidas com a diversidade e a bibliodiversidade.
Ao longo de 30 horas de aulas práticas e técnicas, os participantes serão capacitados para todas as etapas do processo editorial: desde o planejamento e abertura de uma editora até a publicação e distribuição de livros. Os encontros ocorrerão aos sábados, das 10h às 12h30, com início marcado para o dia 9 de agosto de 2025.
“Iniciativas como essa são fundamentais para democratizar a literatura, fortalecer o mercado editorial e dar visibilidade a autores e editoras em crescimento. Com foco em estratégias práticas, vamos oferecer ferramentas essenciais para planejar, produzir e distribuir livros de maneira independente, seja para publicar os próprios livros ou criar um espaço para outras vozes.”, ressalta Jéssica Iancoski, idealizadora do projeto e fundadora da Toma Aí Um Poema (TAUP), primeira editora-ONG do Brasil.
As inscrições são limitadas e podem ser feitas até o preenchimento das vagas.
Mais informações e formulário de inscrição estão disponíveis no site oficial:
https://taup.top/construindo-uma-editora-do-zero
O programa das aulas
O curso está estruturado em três módulos interligados, que cobrem desde os fundamentos da criação de uma editora até as estratégias de distribuição e mercado:
Módulo 1 – Criar e Estruturar uma Editora
Ministrado por Jéssica Iancoski, este módulo explora os passos iniciais para criar e estruturar uma editora independente. Os participantes aprenderão a desenvolver uma estratégia clara e alinhada ao propósito editorial, entender os aspectos legais envolvidos na abertura de uma empresa do setor e elaborar um plano financeiro que garanta a sustentabilidade do negócio. O foco será na construção de um plano de negócios que servirá como base para a fundação da editora.
Módulo 2 – Projetos Editoriais e Produção
Ministrado por Mabelly Venson, editora e parteira de livros, este módulo apresenta uma visão abrangente das funções e departamentos que compõem uma editora, oferecendo uma compreensão detalhada sobre a organização do processo produtivo. Os participantes terão contato com as etapas essenciais da produção editorial, desde a concepção de projetos até a finalização do material, desenvolvendo habilidades práticas para gerenciar e otimizar fluxos de trabalho de uma editora.
Módulo 3 – O Livro Está Pronto, e Agora?
Ministrado por Guilherme Eisfeld, fundador da Editora Comala, este módulo aborda as estratégias e oportunidades que surgem após a finalização de um livro. Os participantes serão guiados no processo de identificar novas possibilidades de mercado, além de conhecer as inovações mais recentes do setor editorial. O objetivo é equipar os participantes com ferramentas para posicionar suas publicações de forma estratégica e maximizar o impacto e alcance de seus livros.