Ter filhos tornou-se praticamente uma tarefa regrada por manuais. Muitas famílias acabam perdidas sobre qual linha de educação adotar, entre livros, perfis de instagram e opiniões divergentes ao redor.
No tocante ao cuidado com os bebês e qual a melhor forma de estimular o desenvolvimento nos primeiros meses de vida, a quantidade de informação é impressionante, e nem todas com embasamento científico.
Para oferecer mais segurança sobre como agir, a pedagoga e mestre em Educação Marianna Canova lança o curso “Projeto Nascer com respeito à infância”, dentro do polo Semente da Infância, que promove aprendizado e fundamentação para pais e educadores. Todos os encontros foram planejados para que gestantes, mães ou casais participem junto com seu bebê de até 6 meses, observando seus movimentos e reações enquanto aprendem, em encontros presenciais.
“Queremos apoiar os pais na construção de uma relação respeitosa com seus bebês, promovendo autonomia, segurança, além de desenvolvimento motor e emocional saudável”, explica a pedagoga, que também é diretora do Peixinho Dourado Berçário e Educação Infantil. O foco da linha Emmi Pikler está no desenvolvimento neuropsicomotor da criança a partir do movimento livre, dos vínculos e relações e do livre brincar.
“A ideia é proporcionar ferramentas práticas que ajudem no bom desenvolvimento do bebê nas tarefas rotineiras”, explica a idealizadora do curso. “Além de conhecimento, os participantes irão construir uma rede de apoio e reunir conhecimentos que trarão grandes benefícios no amadurecimento da relação dos pais com seus filhos.”
Serão quatro encontros de 1h30, com início dia 2 de abril, sempre às quartas-feiras às 14h, em um ambiente cuidadosamente preparado para oferecer segurança e liberdade de movimento aos bebês. Durante as sessões, os pais terão momentos de troca de experiências, atividades práticas e reflexões sobre temas essenciais, como o cuidado consciente, o livre movimento, a criação de um ambiente seguro e a comunicação não verbal dos bebês.
No curso, os pais e mães poderão aprender mais sobre:
O livre movimento e a autonomia do bebê: A importância de respeitar o tempo de desenvolvimento da criança sem intervenções desnecessárias.
A importância do vínculo e do cuidado consciente: Como transformar momentos rotineiros, como a troca de fraldas e o banho, em oportunidades de conexão.
Brincar livre e papel do adulto: Como oferecer estímulos adequados sem comprometer a autonomia infantil.
Os primeiros passos na alimentação complementar: Incentivo à exploração alimentar sem pressões ou induções artificiais.
4 Pilares para crescer junto com seu filho
Além da prática do “Projeto Nascer”, a plataforma Semente da Infância oferece o curso “4 Pilares do Respeito à Infância”, uma formação complementar que explica os princípios da abordagem Pikler e outras referências sobre educação respeitosa, para pais de crianças na primeira infância.
“Sempre destaco aos pais a importância de ter fontes seguras no estudo da maternidade e paternidade, para tomar boas decisões na educação de seus filhos”, conta a pedagoga. Para conhecer pode acessar www.sementedainfancia.com
Cafés com pais
Outra opção de formação continuada para pais que já têm seus filhos no Peixinho Dourado são os Cafés com pais – momentos de troca que podem ser temáticos (sobre o momento do desfralde, como lidar com birras ou alimentação saudável, por exemplo) ou reunir os pais de alunos de turmas específicas.
“Percebo a confusão dos pais e quero ajudá-los a definir em que eles acreditam, para que se sintam seguros ao adotar uma linha educacional e tomar as melhores decisões para sua família”, explica Marianna.
SERVIÇO
Projeto Nascer com Respeito à Infância
Quartas-feiras, das 14h às 15h30. Início dia 2 de abril.
Investimento – R$ 200 por encontro
Inscrições via formulário digital: https://forms.gle/NKxWP3tdMhymuysE6
Vagas limitadas.
Sobre a escola: O Peixinho Dourado acredita na educação infantil como um lugar de descobertas e foi a primeira escola de muitas gerações desde 1980. Com uma abordagem criativa, com foco nas investigações, experiências e no desenvolvimento de autonomia e relações, a escola e o berçário são referência nacional nas abordagens Reggio Emília e Pikler, respectivamente. Com sede no Alto da XV em Curitiba, recebe e acolhe crianças de 4 meses a 6 anos em um ambiente tão estimulante quanto seguro, com ateliês e espaços que incentivam o pertencimento e as descobertas. Por meio do cuidado atencioso, alimentação saudável e liberdade de transitar entre assuntos que despertam a curiosidade típica das crianças, o dia a dia no Peixinho é repleto de crescimento para todas as idades.