Daniel Castellano/SMCS/Arquivo

A turbina da CGH Nicolau Klüppel, no Parque Barigui, vai passar por trabalhos de manutenção corretiva e preventiva a partir desta quinta-feira (29/4). A peça, danificada por um galho, foi retirada nesta manhã e a previsão é de que sejam cerca de 30 dias sem operação.

Os trabalhos de retirada não prejudicam a circulação dos frequentadores do parque e serão feitos de acordo com as normas de prevenção à disseminação da covid-19.

Em operação desde outubro de 2019, é a primeira vez que a geração de energia é interrompida na usina.

A usina
A CGH é baseada no conceito da Rosca de Arquimedes, equipamento criado pelo filósofo grego (260 a.C). Aproveita a queda de água de 3,5 metros do vertedouro do lago do parque para gerar energia por uma rosca helicoidal.

A construção da estrutura de concreto, a rosca helicoidal e os equipamentos eletromecânicos foram doados pela Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas (ABRAPCH).

O equipamento faz parte do programa Curitiba Mais Energia, para incentivo do uso de energia alternativa e limpa na cidade, como forma de redução das emissões de gases do efeito estufa.