A primeira unidade do Poupatempo Paraná foi inaugurada oficialmente nesta terça-feira (7) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, em Curitiba. O serviço combina atendimento presencial e digital, facilitando o acesso da população aos serviços públicos estaduais.
A unidade de Curitiba oferece mais de 250 serviços, incluindo emissão de Carteira de Identidade, atendimentos do Detran-PR, serviços da Copel e Sanepar, consultas da Cohapar, cadastro no programa Casa Fácil Paraná e encaminhamento de solicitações de seguro-desemprego e vagas de emprego das Agências do Trabalhador.
O espaço é o primeiro de um total de 20 unidades que serão implantadas em todo o Estado com foco em centralizar, simplificar e modernizar a oferta de serviços públicos estaduais.
Após a inauguração em Curitiba, Londrina e Ponta Grossa serão as próximas cidades a receberem unidades, localizadas nos shoppings Boulevard e Palladium, respectivamente.
Em novembro, entram em operação o segundo Poupatempo Curitiba (Pinheirinho) e unidades de Maringá, Umuarama, Cascavel, Foz do Iguaçu e Araucária. O projeto será concluído em até um ano, com instalação de unidades também em Campo Mourão, Colombo, Guarapuava, Paranaguá, Apucarana, Arapongas, Campo Largo, Pinhais e Toledo.
Atendimentos
Com todas as unidades em funcionamento, a expectativa é de realizar até 7 milhões de atendimentos por ano, com média de 27 mil por dia, além de gerar redução de custos de até 70% para o governo estadual, representando economia superior a R$ 2 bilhões nos próximos cinco anos.
Para ter acesso aos serviços do Poupatempo Paraná, os cidadãos devem realizar agendamento prévio pelo portal oficial ou diretamente nos totens de autoatendimento disponíveis na unidade. Um aplicativo para celulares com sistemas Android e iOS também será lançado nos próximos dias, garantindo mais flexibilidade e conveniência aos cidadãos.
Com atendimentos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, a unidade do Poupatempo Paraná oferece mais de 250 serviços de órgãos estaduais e parceiros, entre eles emissão da nova Carteira de Identidade Nacional, atendimentos do Detran-PR, serviços da Copel e Sanepar, consultas da Cohapar, cadastro no programa Casa Fácil Paraná e encaminhamento de solicitações de seguro-desemprego e vagas de emprego das Agências do Trabalhador.