santuario perpetuo socorro
Santuário do Perpétuo Socorro (Divulgação)

Os candidatos que vão fazer a primeira fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) no próximo domingo (5) vivem momentos de expectativa. Em Curitiba, para ajudá-los haverá revisões de véspera e até missa dos Vestibulandos. Estão inscritos para o Vestibular 2026 da UFPR 39.565 candidatos – 7% mais que no ano anterior, quando se inscreveram 36.970 pessoas. A universidade oferta para o próximo ano 5.313 vagas, em 143 cursos, distribuídos pelos campi de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo.

O Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que fica na Praça Portugal, s/n, bairro Alto da
Glória, no Alto da Glória, realiza nesta quinta (2), às 19h30, a tradicional Missa dos Vestibulandos, um momento especial de oração, bênção e ação de graças para os estudantes que se preparam para o Enem e para as provas dos vestibulares.

Durante a celebração haverá a bênção das canetas, gesto que simboliza a confiança em Deus e a intercessão da Mãe do Perpétuo Socorro, pedindo sua proteção por cada estudante neste tempo de provas e desafios.

O Santuário Perpétuo Socorro tornou-se referência na capital paranaense, e todos os
anos centenas de estudantes procuram esse espaço de fé e devoção para receber a
bênção antes das avaliações.

O padre Joaquim Parron, redentorista do Santuário Perpétuo Socorro, destaca que a Missa dos Vestibulandos é também um momento de fortalecimento espiritual: “Os vestibulares exigem preparo, mas também fé e coragem. A Missa dos Vestibulandos é um momento de oração, bênção e ação de graças, no qual pedimos a intercessão da Mãe do Perpétuo Socorro para que cada estudante viva este tempo de provas com serenidade e esperança.”

Vestibular da UFPR: revisão gratuita

Vários cursinhos vão realizar revisões de véspera. Um deles é o Curso Dynâmico de Curitiba prepara o seu tradicional aulão de véspera do Vestibular da UFPR. No próximo sábado (4), a instituição oferecerá 10 horas de conteúdos e dicas, no Círculo Militar do Paraná, das 8h às 18h.

Centenas de vestibulandos terão a chance de fazer a tradicional revisão final para o Vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O encontro que já faz parte da rotina dos candidatos deve reunir cerca de 700 participantes, entre alunos da casa e estudantes de outras instituições.

As vagas são limitadas e a inscrição pode ser feita mediante a doação de 1 quilo de alimento não perecível, diretamente na sede do Dynâmico (Largo Coronel Enéas, 14 – Centro) ou pelo WhatsApp da instituição (41 9722-4341).

Dicas para quem vai fazer o vestibular da UFPR

Está disponível no site do Núcleo de Concursos da UFPR (www.nc.ufpr.br) o comprovante de ensalamento para a prova da primeira fase do Vestibular 2026. A prova será aplicada no próximo domingo (5/10), a partir das 14 horas, em 10 cidades do Paraná (Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Jandaia do Sul, Londrina, Maringá, Matinhos, Palotina, Paranaguá e Toledo) e também em Joinville (SC).

Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h40 e fechados às 13h30. A orientação é para que os candidatos saiam de casa ou dos locais onde estarão hospedados com bastante antecedência, para evitar contratempos.

A recomendação vale para todos, mas especialmente para os candidatos que farão a prova em Curitiba, Cascavel, Guarapuava, Jandaia do Sul, Joinville, Londrina, Maringá e Paranaguá. Nessas cidades, além do vestibular da UFPR haverá também, no domingo à tarde, a prova do Concurso Nacional Unificado do governo federal.

Além do comprovante do ensalamento (impresso ou print), os candidatos devem levar documento oficial de identidade com foto recente e o material para realização da prova: lápis, apontador, caneta esferográfica transparente escrita grossa de tinta preta e borracha.

A ingestão de alimentos e líquidos durante a prova é permitida, desde que sejam observadas as seguintes regras: os alimentos não podem causar ruídos ou odores que atrapalhem a concentração dos outros candidatos, e recomenda-se que sejam levados em embalagens transparentes; água e líquidos não alcoólicos devem estar obrigatoriamente em recipientes transparentes e sem rótulo.