O Parque Gomm foi oficialmente criado neste fim de semana, com a assinatura de um decreto que garante a preservação da área antes reservada para a abertura de uma rua. O decreto, de número 644/2016, foi assinado em uma cerimônia ocorrida no próprio espaço, localizado no bairro Batel, com a presença de autoridades municipais e moradores da região.
O documento é resultado do diálogo entre a Prefeitura e a comunidade, que reivindicou a criação da unidade de conservação, para uso público em atividades culturais e esportivas. Além de denominar oficialmente o espaço como parque, o decreto cancela a previsão de abertura de uma rua dentro do lote, unificando-o a outros lotes para a composição do parque. Estabelece ainda que o Parque Gomm será administrado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente em parceria com um comitê comunitário.
O novo parque de Curitiba receberá uma série de obras, que serão executadas pelo Shopping Pátio Batel a partir de um aditivo ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre a Prefeitura Municipal e o centro comercial. Os projetos estão em fase final de aprovação.
Entre outras obras, estão previstas calçadas em piso de concreto e de paralelepípedo, que vão ligar as três ruas que delimitam o parque (Bruno Filgueira, Carmelo Rangel e Hermes Fontes), um gazebo coberto para descanso dos frequentadores, um deck de madeira que poderá ser utilizado para apresentações artísticas e culturais, parquinho com brinquedos para crianças com e sem deficiência, paraciclo, painéis decorativos em bambu, nova iluminação e espaços destinados para o uso da comunidade — como para aulas de Tai Chi Chuan e ginástica e criação de canteiros de flores. A Prefeitura também vai instalar no parque uma Estação de Sustentabilidade para entrega voluntária de resíduos pela população.
Com as intervenções o local se transformará em uma grande área de convivência, cercada de muito verde, em região central da cidade.
Com a criação do Parque Gomm, chega a 13 o número de áreas de preservação criadas em Curitiba desde 2013. São cinco parques (Mané Garrincha, Guairacá, Vista Alegre e Mairi e Gomm), seis Bosques de Conservação da Biodiversidade Urbana (BCBU), o Bosque dos Mundiais e a Reserva do Bugio, a maior Unidade de Conservação Integral de Curitiba e a maior em ambiente urbano do Brasil na categoria Refúgio de Vida Silvestre.