Defensoria pública amplia atendimento online para mais 73 municípios do Paraná. Veja como ter acesso

Redação Bem Paraná com assessoria

Reprodução DPEPR

Moradores(as) dos 73 municípios abrangidos pelas 30 comarcas onde a Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) já está presente podem, a partir desta terça-feira (16/05), realizar o primeiro atendimento na instituição de maneira totalmente online e sem sair de casa por uma plataforma que irá concentrar todas as informações sobre as demandas dos(as) usuários(as), e que agora abrange o atendimento de todas as sedes, na capital e no interior: a plataforma Luna. Desde janeiro, apenas a população de Curitiba, São José do Pinhais e do Litoral contavam com a possibilidade de fazer o atendimento remoto por esse sistema, que além de realizar o primeiro atendimento, também permite que usuários(as) façam o acompanhamento online. 

O atendimento presencial continua acontecendo sempre que a pessoa o desejar, ou seja, ela pode comparecer pessoalmente à sede central da instituição, no centro de Curitiba, ou às sedes da Defensoria espalhadas pelo litoral, região metropolitana e interior do estado, para conversar pessoalmente com as equipes e buscar o primeiro atendimento. No entanto, quem desejar fazer o atendimento online pode fazê-lo em um sistema que é o mesmo para todo o estado, e que concentra todas as informações em um só lugar. 

“A ampliação da plataforma Luna para todas as regiões onde está a Defensoria era uma necessidade que estávamos planejando concretizar. Como funcionou muito bem na região de Curitiba e no Litoral, a ampliação aconteceu naturalmente para atender à demanda da população que mais precisa”, afirmou o coordenador da Assessoria de Projetos Especiais, defensor público Matheus Munhoz, que coordena o atendimento pelo portal. Entre os dias 9 de janeiro e 15 de maio deste ano, a plataforma Luna realizou 3.440 atendimentos online.  

A plataforma Luna é um instrumento da Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC) da DPE-PR , e representa a consolidação da ampliação dos serviços da instituição, que começou com a criação da Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC). 

Pela Luna, é possível realizar todo o primeiro atendimento, como é chamada a fase inicial do serviço, quando há o primeiro contato entre usuário(a) e equipes da Defensoria. É neste momento que a pessoa realiza um cadastro, declara a sua renda, entrega seus documentos pessoais, como RG e CPF, e marca, então, outra data para conversar com o setor especializado que atenderá seu caso – por exemplo, se o caso envolver divórcio, será marcado um atendimento na Área de Família. Quem preferir pode continuar a fazer esse primeiro atendimento presencialmente. 

“É importante lembrar que fazer o primeiro atendimento online é muito mais ágil, facilita para o usuário ou usuária, principalmente porque dali ele ou ela já sai com o agendamento no setor feito”, comentou Munhoz. Em caso de necessidade, ao verificar o cadastro do novo usuário ou usuária, a equipe da CRC liga para a pessoa para preencher lacunas nas informações.

Como chegar até a Luna no site da Defensoria

Para acessar a plataforma, a pessoa pode acessar o site da Defensoria e clicar em um ícone em formato de calendário que aparece no lado direito da tela.

Ao clicar no ícone, a pessoa é direcionada para uma página que pergunta a ela se ela deseja realizar atendimento pessoal ou remoto.

Caso ela escolha o online, seja direcionada para a plataforma Luna. Já na tela inicial, ela pode consultar um manual sobre como fazer esse atendimento online, caso seja a primeira vez que faz esse tipo de atendimento.