
O deputado estadual Goura (PDT) apresentou uma série de denúncias sobre os riscos no transporte de passageiros entre Curitiba e o Litoral do Paraná. Ele colheu informações com motoristas e passageiros, divulgando esses dados na Assembleia Legislativa e pedindo providências das autoridades competentes.
“De maio de 2024 a fevereiro de 2025, a empresa Viação Graciosa foi autuada 10 vezes pelo Departamento de Estradas e Rodagens (DER) do Paraná por defeitos em equipamentos. Ou seja, em 10 meses, a única empresa que faz o transporte de passageiros entre Curitiba e as cidades do Litoral Paranaense sofreu 10 penalidades relacionadas à precariedade dos ônibus. Antes desse período, outras duas autuações por esse mesmo motivo foram relatadas pelo DER, sendo uma em dezembro de 2021 e outra em janeiro de 2022”, publicou o site do deputado.
“O aumento do número de autuações nos últimos meses reflete o crescimento das denúncias feitas por usuários nesse período, em especial nas redes sociais, que relatam por meio de dezenas de vídeos, situações recorrentes de falhas mecânicas como perda de rodas, freios e escapamento, incêndios, além de superlotação, atrasos constantes e falta de higiene nos ônibus em praticamente todas as linhas”, completa o site.
O deputado estadual Goura (PDT) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), no dia 10 de março, para apresentar as denúncias sobre a precariedade do serviço prestado pela Viação Graciosa e cobrar soluções urgentes para os problemas recorrentes relatados.
Além de expor a situação na Alep, o deputado Goura oficiou o DER, o Ministério Público do Paraná (MPPR) e o Procon-PR para que tomem providências a respeito das denúncias. Goura anexou aos ofícios um dossiê com 25 registros de falhas mecânicas ocorridas entre 2 de agosto de 2024 e 10 de fevereiro de 2025.
Destas, 24 ocorreram após outubro de 2024, ou seja, em apenas 4 meses. “Destaco que este total se refere apenas aos registros mapeados por nosso mandato, o que indica uma probabilidade ainda maior de falhas na realidade”, afirmou Goura.
Motoristas e usuários denunciam problemas
O mandato do deputado Goura também teve acesso a vários relatos de motoristas da empresa e usuários do transporte rodoviário que demonstram a situação de calamidade e risco a que são expostos. Para preservar a identidade das fontes, o site do depuatado optou por não identificar os autores e autoras dos relatos.
Entre as situações mais comuns relatadas estão a pressão para que os motoristas realizem hora extra, depois de oito horas trabalhadas, sem pagar o devido valor. “E se você não fizer, você pega gancho (suspensão) ou eles te mandam embora”.
Os relatos apontam para a falta de estrutura e de condições mínimas de higiene nos alojamentos dos motoristas.
“Em Guaratuba o alojamento deles é container. Não é uma casa. Se você quiser dormir, aqui são as camas e ali é o banheiro. Daí lá é a garagem de todo mundo.
O cara acende a luz e você não dorme mais. E tem que levantar cedo pra ir trabalhar. E tem um alojamento horrível, sem condições de uso, que é o de Paranaguá”.
Uma situação relatada por um usuário, o motorista teve que descer a Serra do Mar segurando o veículo na segunda marcha por falta de freio, ele conta que o banheiro do ônibus vazou e caiu urina nas malas de um passageiro. “Molhou tudo, as malas, as roupas e o passageiro vai processar a empresa”.
Em relação às falhas mecânicas, a situação é de risco severo para os usuários e motoristas. “Através de vídeos e relatos, constatamos falhas mecânicas em praticamente todas as suas linhas, principalmente as que atendem o litoral norte – Paranaguá, Antonina, Morretes e Guaraqueçaba”, disse Goura.
Nestas ocasiões, os veículos param durante a viagem, deixando seus passageiros por até horas à espera de um novo veículo, promovendo superlotação, atrasos constantes e causando todo tipo de prejuízos aos usuários, em especial àqueles que utilizam diariamente estas linhas para ir ao trabalho, estudar e fazer tratamentos médicos.
Resposta da Viação Graciosa
O Bem Paraná enviou mensagem à assessoria de imprensa da Viação Graciosa, com o objetivo de divulgar a versão da empresa sobre os fatos. A reportagem aguarda uma resposta.