Reprodução/First Nations University of Canada

O Collaborative Field Experience – experiência de campo colaborativa, é um projeto desenvolvido em parceria pela Uninter, Centro Universitário Internacional pioneiro em educação a distância e a First Nations University of Canada, instituição focada em conhecimento indígena e a University of Regina, do Canadá. Trata-se de um curso intensivo em campo, multidisciplinar e de imersão em inglês com visitas técnicas e culturais no Paraná.

O programa conta com a participação de 30 alunos, sendo 15 alunos vindos do Canadá e 15 estudantes brasileiros de 9 estados diferentes, que vão participar da primeira edição do Curso Colaborativo. Os participantes canadenses são descendentes de povos originários, indígenas do Canadá, com idades entre 19 e 50 anos e que estão cursando o ensino superior.

Para reforçar o modelo de colaboração sustentável do projeto e o aprendizado sobre a cultura indígena, um dos participantes do Brasil é o Cacique Laercio Wera Tupã, que é líder na aldeia Araçaí, localizada em Piraquara. Professor e referência na sua comunidade, Laercio é reconhecido por seu conhecimento profundo da cultura Guaraní. Laercio fala Guarani como a primeira língua, além de falar português fluente. Ele se interessou no grupo da First Nations University of Canada e na oportunidade de compartilhar experiências vividas com estudantes da Uninter e da FNUniv num ambiente de respeito mútuo.

Neste intercâmbio cultural, que envolve conteúdos nas áreas de negócios, história, cooperação internacional, meio ambiente e relações étnico-raciais – a programação inclui atividades de conhecimento em campo, com a vivência de culturas indígenas e caiçaras do Paraná. As ações foram desenvolvidas, buscando as visitas nos locais, através de experiências que mostrem a cultura do Brasil e também a realidade dos povos indígenas em meio urbano e em comunidades mais isoladas.

SUGESTÃO DE GRAVAÇÃO – ENTREVISTAS
25/02 (Curitiba)
13:00 – Visita ao MAI, Museu de Arte Indígena que pode render boas imagens. Os descendentes de índios do Canadá estão sensibilizados com a causa Yanomami e podem dar entrevista a respeito. Podemos ceder imagens em alta deles em visita nas comunidades indígenas e caiçaras do Paraná.
Visita ao local: Museu de Arte Indígena O Museu de Arte Indígena de Curitiba foi inaugurado em 2016. É o primeiro museu particular no Brasil dedicado exclusivamente à produção artística de povos indígenas brasileiros. Mais de 800 metros quadrados de exposição espaço estão divididos em áreas focadas em: arte plumária, cerâmica, cestaria, instrumentos musicais, máscaras ritualísticas, bancos, enfeites e objetos úteis.

15h30 – 18h30
Visita ao local: Programa de Inovação Vale do Pinhão
Estudantes vão fazer um encontro para avaliar tudo que viveram em 10 dias no Brasil e vai ter a apresentação de um coral indígena do Paraná.
Orador convidado: Paulo Krauss (Diretor, Vale do Pinhão)
Paulo Krauss é Diretor da Vale do Pinhão, entidade curitibana que apoia o empreendedorismo. É Jornalista com MBA em Marketing.
Paulo trabalhou como repórter para vários veículos no Brasil e no Japão, um país com uma grande população imigrante brasileira e fortes laços com Brasil. De 2005 a 2012, atuou como Superintendente de Comunicação da Prefeitura de Curitiba. Anteriormente, foi Diretor de Marketing da Paraná Companhia de Energia – Copel (2012-2019) e Diretor Técnico da Curitiba