viatura
Desfile de 7 de Setembro vai levar ao público a evolução das viaturas dos Bombeiros (Foto: CBMPR)

Quem acompanhar o Defile de 7 de Setembro neste domingo, em Curitiba, vai poder ver de perto uma curiosidade histórica. É que o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CMBPR) levará uma viatura Alto Bomba Vapor 02 (ABV02), de 1929. O veículo, que que é a vapor, está totalmente conservado e funcional, sendo parte do acervo do Centro Histórico do Corpo de Bombeiros. Ainda assim, estará em cima de uma prancha durante o desfile, como forma de preservar sua integridade.

Segundo a corporação, o ABV02 é um marco na história da corporação. O modelo funcionava por meio de uma bomba movida a vapor, que utilizava água transportada por tanques puxados por tração animal. Ao aquecer a água, o sistema gerava o vapor necessário para o acionamento da bomba, permitindo o combate a incêndios.

Desfile apresenta a evolução das viaturas

Além desse veículo, outras cinco viaturas que fazem parte da história dos Bombeiros participam do desfile. Junto a elas, mais 26 viaturas modernas. A ideia é mostrar a evolução tecnológica da corporação.

Os caminhões que hoje compõe a frota, por exemplo, são veículos multimissão, com tecnologia embarcada que acelera deslocamentos e amplia a eficiência em operações de combate a incêndio, salvamento e resgate.

Além disso, as viaturas atuais possuem tanque integrado de 4.500 litros, carreta de apoio com capacidade de até 30.000 litros, sistemas de bombeamento de alta pressão para atender prédios elevados e equipamentos para múltiplos cenários: incêndios urbanos e florestais, salvamentos em altura, buscas terrestres e aquáticas, desencarceramento e até mesmo manejo de abelhas. A integração de recursos em um único veículo permite resposta mais rápida e maior preservação de vidas e bens materiais.

“O desfile de 7 de Setembro é um momento em que demonstramos nosso orgulho pela Nação. Como uma força pública a serviço da sociedade, o trabalho do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná faz parte da história da Nação. Neste cenário, podemos demonstrar os recursos que temos para proteção e atendimento da população, com o desfile de 267 bombeiros a pé e das viaturas, demonstrando inclusive a evolução dos veículos que fazem os atendimentos ao longo dos anos, refletindo também a evolução do próprio CBMPR e o compromisso da corporação em salvar vidas”, destaca o comandante-geral do CBMPR, coronel Antonio Geraldo Hiller Lino.

Visita gratuita: Centro Histórico dos Bombeiros

A viatura ABV02 e outros equipamentos que fazem parte da história do CBMPR podem ser visitados gratuitamente no Centro Histórico do Corpo de Bombeiros do Paraná, em Curitiba. As visitas devem ser agendadas pelo e-mail: [email protected]