20250703_162907 (1)
Cachoeira do Buraco do Padre, em Ponta Grossa, no Paraná (Foto: Luísa Mainardes)

Um ótimo destino para explorar o Paraná está pertinho de Curitiba: o Parque Buraco do Padre, em Ponta Grossa, fica cerca de 115km da capital. Perfeito para um passeio em família, o local tem vistas belíssimas, animais, parquinho para crianças, restaurante para a família e a famosa furna com cachoeira, que garante refresco e ótimas fotos.

A furna do Buraco do Padre tem cerca de 40 metros de profundidade, o que forma uma cachoeira bem no meio das rochas. Para chegar na furna, os visitante fazem uma pequena trilha de cerca de 1km. Mas é uma caminhada fácil, com direito a guias e capacetes.

Já dentro da furna, a paisagem encanta mesmo em dias frios e nublados. Para quem olha de baixo, a furna forma realmente um buraco com vista para o céu. Isso sem falar na cachoeira e no caminho entre as pedras. Além disso, para os aventureiros, é possível fazer uma trilha que leva direto para a parte de cima do Buraco do Padre. Todas as trilhas foram reformadas, então contam com rampas de madeira e acessibilidade.

O que é uma furna?

Enquanto grutas são cavidades subterrâneas com entradas horizontais e grandes salões, como cavernas, as furnas são cavidades mais verticais, como poços profundos ou buracos que se abrem no solo. No caso do Buraco do Padre, a furna se parece com um grande poço natural, com vista para o céu e uma cachoeira que cai bem no meio das pedras.

Buraco do Padre: história e curiosidades

O Buraco do Padre reconta a história de Jesuítas e tropeiros que passavam pelo local por volta dos séculos XVII e XIX. Os jesuítas, na época, se reuniam ali para meditações e catequização de indígenas. Os tropeiros, por outro lado, passavam pelo local durante a exploração da terra. Assim, ao verem que os religiosos estavam sempre por ali, o local ficou conhecido como “buraco dos padres” e, mais tarde, abreviado para ‘Buraco do Padre’.

Inicialmente, o local não era um espaço fechado. Na verdade, a formação rochosa ficava dentro da ‘Fazenda Cercadinho’, que foi comprada por Ferdinando Scheffer Jr, por volta dos anos 80. O local, então, foi aberto ao público, sem nenhum tipo de controle, preservação e ingressos. Em 2015, vendo que o local precisava de cuidados, o parque foi vendido para Priscila Scheffer e se tornou o que é hoje. O espaço também faz parte do Parque Nacional dos Campos Gerais.

Leia também

Uma curiosidade sobre o parque Buraco do Padre é a presença do Andorinhão de Coleira Falha, uma ave especial e símbolo do parque. Ave que vive somente dentro de furnas e grutas, o Andorinhão é uma ave monogâmica. Assim, eles saem durante o dia para pegar alimentos, e no final da tarde voam em círculo – em cima da furna – em busca do seu amado/amada. Já com seus devidos pares, eles entram na furna e passam a noite em dupla.

Fenda da Freira, trilhas e mais

Além da furna, que é a mais conhecida, outra formação rochosa chama atenção no parque: a Fenda da Freira. Para os visitantes, esse passeio é pago à parte. A fenda é uma passagem estreita entre duas formações rochosas. Dependendo do lugar, apenas uma pessoa consegue passar por vez. O passeio, no entanto, é pago à parte, ou pelo pacote completo do parque.

O parque também reúne a Trilha do Favo, Trilha Beira-rio, Trilha das Araucárias, o Poço Encantado (outra cachoeira no local) e a Tirolesa Mega Revoada. No site, há várias opções de ingressos, que dão acesso a atrativos específicos.

Quanto custa ir no Buraco do Padre e como chegar

Para chegar ao Buraco do Padre, em Ponta Grossa, saindo de Curitiba, basta pegar a BR-277 sentido interior. O trajeto tem cerca de 115 km e leva em média 1h40 de carro. Ao chegar em Ponta Grossa, siga as placas para o Buraco do Padre, que fica na região de Itaiacoca, a cerca de 26 km do centro da cidade. Além disso, o acesso é todo asfaltado até a entrada do parque.

Em relação aos ingressos, os preços estão a partir de R$68. Por esse valor, você tem acesso ao atrativo principal Furna Buraco do Padre e a toda a área comum do Parque. O ingresso com acesso irrestrito custa a partir de R$280. Mas, para mais informações sobre os preços, o link está aqui: Ingressos Parque Buraco do Padre.