DIA DAS MAES
Vendas no Dia das Mães (Franklin de Freitas)

As vendas para os Dia das Mães de 2025 deve ter aumento de 1,9% em relação ao passado, e deve movimentar R$ 14,37 bilhões em todo o País, de acordo com levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

No Paraná, a estimativa é de uma movimentação de R$ 1,110 bilhão, o que coloca o Estado na quinta posição entre todos os entes federados, atrás apenas de São Paulo (R$ 4,7 bi), Minas Gerais (R$ 1,7 bi), Rio de Janeiro (R$ 1,5 bi) e Rio Grande do Sul (R$ 1,75 bi).Apesar do avanço, o número é considerado tímido para a segunda data comemorativa mais importante do varejo e pode ser explicado pelo encarecimento do crédito.

O ramo de vestuário, calçados e acessórios deve liderar mais uma vez o ranking da preferência do consumidor, com previsão de faturamento de R$ 5,63 bilhões, o que representa um crescimento de 6,2% no comparativo com 2024.

Em seguida, aparecem os segmentos de farmácias, perfumarias e lojas de cosméticos (R$ 3,02 bilhões) e estabelecimentos especializados na venda de utilidades domésticas e eletroeletrônicos (R$ 1,85 bilhão).

Inflação da data

A inflação também pesa no bolso do consumidor. A cesta típica de consumo da data comemorativa deverá apresentar alta de 5,8% este ano, frente aos 2,5% registrados em 2024.

Produtos como joias (+33,7%), chocolates (+21,5%) e perfumes (+9,8%) lideram o aumento de preços. Em contrapartida, eletrodomésticos como fogões e refrigeradores devem ficar até 2,8% mais baratos.

A data comemorativa ainda deve gerar 29,73 mil vagas temporárias, superando os 28,36 mil postos criados em 2024. Entretanto, a taxa de efetivação dos trabalhadores deve cair de 29% para 20%, acompanhando o ritmo mais lento de crescimento das vendas.

Outra pesquisa

Uma outra pesquisa divulgada na semana passada mostrava que a data deve movimentar R$ 16,3 bilhões em compras, montante 9,24% superior à projeção de igual período do ano passado. Essa é a perspectiva medida na pesquisa da Abecs, associação que representa as empresas de meios eletrônicos de pagamento, encomendada ao Instituto Datafolha.

O levantamento apontou que 62% dos consumidores pretendem comprar presente de Dia das Mães neste ano. E ainda de acordo com o estudo, o valor médio das compras será de R$ 249, um montante 8,7% maior em relação ao visto no ano passado (R$ 229).