Calor em Curitiba – Parque Barigui (Jonathan Campos/AEN)

Depois de uma semana de muita chuva que chegou a causar estragos em quase 50 municípios do Paraná, o domingo,15, chegou com sol forte desde as primeiras horas do dia. Ou seja, o domingo será um dia ideal para curtir os parques de Curitiba. A previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) é de que as temperaturas cheguem aos 26ºC nesta tarde.

Leia mais:

Com isso, o dia oferece as condições para que os curitibanos consigam tirar um pouco do ‘mofo’ causado pela umidade dos últimos dias ao ar livre. E opções não faltam. Em Curitiba há 45 parques e bosques e, para facilitar a escolha, o Bem Paraná fez uma pré-seleção.

Para quem quiser aproveitar o dia ao ar livre, aqui estão os cinco parques mais conhecidos pela beleza e opções de lazer com pistas de caminhada, bikes e diversão para a família.

Parque Municipal São Lourenço / Memorial Paranista

Iluminação Cênica do Memorial Paranista Jardim de Esculturas João Turin no Parque São Lourenço – Curitiba, 25/12/2020 – Foto: Daniel Castellano / SMCS

O São Lourenço, que desde 1972 é sinônimo de cultura, criação e natureza, passou a ter mais um equipamento público municipal que confirma sua vocação: o Memorial Paranista, a partir de 2020. Nele foi instalado o Jardim das Esculturas, com 15 peças gigantes, em bronze, de João Turin, mestre neste ofício e um dos fundadores da Escola de Belas Artes do Paraná.

No parque o verde se distribui entre remanescentes de Floresta com Araucária, canela, pau-de-bugre, pitangueira e outras espécies que servem de abrigo para preás, gambás, roedores silvestres, além de pica-paus, corujas, gaviões.

No local há equipamentos para atividades físicas ao ar livre, pista de caminhada, canchas de futebol e de vôlei. Os playgrounds infantis dispõem de brinquedos inclusivos – que podem ser desfrutados com segurança por crianças com deficiência ou não. A ciclovia que circunda o lago serve como ponto de interligação a quem faz o percurso entre o Parque da Barreirinha, ao norte, e o Bosque João Paulo II, no centro da cidade.

A origem do parque está no estouro da represa do São Lourenço, formada pelo Rio Belém, área de propriedade da fábrica Adubos Boutin e de cola, que provocou uma grande inundação, em 1970. Com o encerramento das atividades, o projeto da nova unidade de preservação serviu para a regulagem das águas do rio e o aproveitamento da área ao redor, dois anos depois.

Horário de funcionamento

Parque São Lourenço: Das 6h às 22h, diariamente

Memorial Paranista: Das 10h às 18h, de terça a domingo 

Como chegar: Google Maps

Voltar

Passeio Público Municipal de Curitiba

Além de mais antigo, o Passeio Público é o parque mais central de Curitiba, com implantação e equipamentos em torno do verde de diversas espécies nativas e exóticas. O espaço, de destacada beleza, une tradição e modernidade, harmonicamente.  

Chegou a ser conhecido como Jardim Botânico e foi também o primeiro zoológico da cidade. Desde 1982 abriga os pequenos animais que permaneceram, quando os recintos da maioria das espécies foram transferidos para o Zoológico Municipal de Curitiba, bem mais amplo.  

Os portões da sua entrada principal, pela Carlos Cavalcanti, são originais e históricos, inspirados no portão do Cemitério de Cães de Paris, que é exemplo universal de amor e respeito aos animais.  

Não é permitido passear com animais de estimação dentro do Parque. Os cães devem ocupar a área especial para brincadeiras, sob os olhares vigilantes dos seus donos: o Playpet.

Endereço: Rua Carlos Cavalcanti X Av. João Gualberto X Rua Presidente Faria

Horário de funcionamento: Terça-feira a domingo, das 6h às 20h  
Como chegar: Abrir no Google Maps

Parque Municipal Tanguá

O Tanguá, nome indígena que significa “baía das conchas”, é um dos parques preferidos de quem visita Curitiba. Um cartão postal da cidade cheio de atrativos naturais. Valem todos os momentos dedicados à sua contemplação.

Localizado em uma região de pedreiras desativadas e com topografia acidentada, característica da região norte da cidade, o parque recuperou e valorizou diferentes elementos da natureza num local antes degradado. Aquele espaço foi parte de pedreira da família Gava, desativada nos anos 70, e que depois passou duas décadas sem uso.

Uma cascata com 65 metros de altura jorra da parte superior do paredão de rocha, onde está o Jardim Poty Lazzarotto (1924 -1998), em estilo francês, homenagem ao artista plástico curitibano, com canteiros de flores, espelhos d’água e chafarizes.

Horário de funcionamento:

  • Parque – das 6h às 20h, diariamente
  • Bistrô – das 8h às 19h, diariamente
  • Sanitários: das 8h às 18h
  • Como chegar – Google Maps

Parque Jardim Botânico de Curitiba

IMAGENS DA SEMANA – Parques com portões como o Jardim Botânico serão fechados aos domingos a partir do dia 28/02. Foto: Pedro Ribas/SMCS

O Jardim Botânico é um dos maiores cartões postais de Curitiba e o ponto turístico mais visitado da cidade. Sua principal atração, a estufa de 458 m2, abriga exemplares vegetais naturais e ornamentais da flora da Mata Atlântica, que cobre a Serra do Mar e a planície litorânea do Paraná. A construção de ferro e 3.800 peças de vidro, em espaço aberto, impressiona as levas anuais de turistas, desde a sua chegada pelos portões principais, da Rua Engº Ostoja Reguski.

A estufa se sobressai na paisagem, de dia, para quem chega à cidade, pela BR-277. Mais ainda à noite, quando iluminada a cores para marcar campanhas significativas, como o Maio Amarelo (conscientização sobre reduzir acidentes de trânsito), Agosto Azul (saúde física e mental masculina) ou Outubro Rosa (alerta sobre prevenção de câncer de mama e de útero)

Antecedendo as icônicas três abóbadas, os jardins ao estilo  francês, em canteiros geométricos – com o traçado da bandeira de Curitiba, replicado seis vezes -, bem cuidados, com plantas renovadas a cada estação, e chafarizes, compõem o melhor cenário para fotos que correm o Brasil e o mundo. Na convergência das alamedas, ao centro do terreno, uma fonte com a réplica da estátua “Amor Materno”, homenagem da colônia polonesa às mães paranaenses. Seu autor: João Zaco Paraná.

Localização

Rua Engenheiro Ostoja Roguski X Av. Professor Lothario Meissner

Conexões via Ciclovia: Parque Linear Cajuru e Passeio Público.

Obs: como não é permitido pedalar no interior Botânico, seu veículo pode ficar guardado em segurança, no paraciclo instalado no estacionamento à entrada.

Horário de funcionamento:

Do Jardim Botânico:
De segunda-feira a domingo:
Das 6h às 19h30

Do Jardim das Sensações 
De terça-feira a domingo:
Das 9h às 17h – O percurso é feito em meia hora, por isso o último acesso é feito às 16h30.
Fechado às segundas-feiras para manutenção. Se segunda-feira cair em um feriado, fica aberto.

Obs: a visitação pode ser interrompida, em caso de chuvas, de condições climáticas adversas  ou para manutenção emergencial, para segurança das pessoas e da vegetação.

Contatos (por e-mail):

Como Chegar – Abrir no Google Maps

Linha Turismo: consultar https://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/transporte/linha-turismo

Parque Barigui de Curitiba

Amanhecer no Parque Barigui. Curitiba 14/07/2020. Foto: Hully Paiva

O Barigui, maior parque de Curitiba, ocupa 140 hectares do território de quatro bairros e fica aberto ininterruptamente, todos os dias do ano. É imbatível na preferência dos curitibanos – mesmo em dias de garoa e neblina – para desfrutar da natureza, fazer passeios, e principalmente para atividades esportivas.

Tanta regularidade na frequência explica-se porque o parque tem uma localização próxima ao centro, um relevo interessante cercado de bela paisagem (com árvores, flores, lago, cidade ao fundo, que vão se revezando em todo seu circuito de mais de 3 km), e ainda porque disponibiliza os mais diferentes equipamentos aos seus usuários.  

Área pertenceu a Mateus Martins Leme

O lugar, uma antiga área de terras (sesmaria) pertencente ao desbravador Mateus Martins Leme, foi transformado em parque, em 1972, pelo então prefeito Jaime Lerner. O nome Barigui tem origem indígena e significa “rio do fruto espinhoso”, em alusão às pinhas das araucárias nativas, ainda encontradas por ali.

Bosques regulam a qualidade do ar

Seus 140 hectares abrigam três bosques, com vegetação constituída por capões de floresta primária nativa e por florestas secundárias, presentes a erva-mate, canelas, aroeiras, bromélias e orquídeas, que servem de refúgio para animais (como preás e gambás) e ajudam a regular a qualidade do ar.

O imenso lago, com 230.000m2, ajuda a conter as enchentes do Rio Barigui, tão comuns antigamente, e é por onde deslizam patinhos e marrecos, e as garças-brancas buscam alimento em suas margens, até que volte a ser período de migração.  

Capivaras

Um jacaré-de-papo-amarelo adulto, conhecido por “jacaré do Barigui”, que foi bastante popular e poucas vezes visto, quando saia para tomar sol, não vive mais ali. Foi transferido. Seu novo endereço é o Zoológico Municipal. No entanto, sua presença no Barigui é lembrada com uma réplica de um jacaré, em tamanho natural, feita de cimento, toda em verde. A peça fica em frente à entrada do Pavilhão de Exposições, próximo ao portal de troncos de eucalipto do estacionamento da BR 277.

Pista de corrida:
Percurso total de 5,2 Km; só a volta ao lago 3,28 km; e 1,45 km). Sinalização de 100 em 100 metros.

Rampas de acessibilidade para as pistas de corrida e caminhada.

  • Não há dispositivo semelhante para travessia da ponte atrás do Restaurante Maggiore.
  • A passarela de travessia da Avenida Cândido Hartmann foi construída para uso por pessoas com deficiência (PcD), bem como as pontes próximas à BR-277 e à Avenida Manoel Ribas.

Ciclovia e pista de uso compartilhado:
Percurso equivalente ao da pista de corrida

Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude – SMELJ
Dispositivos para exercícios físicos e treinamento esportivo:
2 Conjuntos de barras em troncos

Academia de ginástica Profª Judith Passos:
implantada em prédio de antiga olaria
Telefone: (41) 3240-1104

Atividades físicas: orientações

Área apropriada à prática de Slackline

Trilhas nos bosques

Pista de patinação

Parquinho infantil:
Piso de areia. Diversos brinquedos.

2 parquinhos infantis inclusivos:

Canchas esportivas:
2 de futebol de areia, 1 de Footsack, 2 de vôlei de areia e 1 poliesportiva

Teatro da Maria Fumaça:
Espaço ao lado da Casa da Leitura, para contações de histórias e rodas de leitura.
Endereço: Rua Batista Ganz, 453 – bairro Santo Inácio

Pista de aeromodelismo

Lanchonetes:
Do Farol, Do Lago e Barigui

Churrasqueiras:
São 25, de uso livre, espalhadas em meio à vegetação. Depois de dispor das instalações, o usuário deve recolher o lixo produzido, de preferência separando os materiais recicláveis (papel, papelão, vidro, plástico e metal), do lixo orgânico (restos de comida, ossos etc). Fechar bem a boca do saco plástico e dar a destinação adequada.

Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Nicolau Klüppel:
Mini usina instalada no vertedouro do lago, em 2019, gera 21.600 Kwh, a metade da energia consumida pelo parque mensalmente. Seu funcionamento não impacta no meio ambiente da área, conforme estudos técnicos. Este equipamento tem a chamada iluminação cênica, com a implantação de projetores luminotécnicos que valorizam a arquitetura de edificações e monumentos à noite. Esta é uma das marcas de Curitiba.

Jardinete Nicolau Klüplel:
Em espaços contíguos, a mini usina e o jardinete fazem dupla homenagem ao engenheiro que por muitos anos trabalhou no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), falecido em 2016. O profissional foi pioneiro no uso de lagos para evitar enchentes, criando condições para a criação de parques da cidade, como o próprio Barigui.

Museu do Automóvel (particular):
150 modelos antigos e raridades, expostos por revezamento

Sanitários públicos:
além de um conjunto gratuito, que inclui instalação adaptada para Pessoa com Deficiência (PcD); os das lanchonetes também são disponibilizados a todos, porém não contam com instalação adaptada

Sanitários pagos (administrados pela Urbanização de Curitiba – URBS):
contam com banheiro adaptado para PcD.

O Parque Barigui teve sua criação homologada pelo Decreto Municipal nº 252/1994.