Foto: Cassiano Rosário / cassijones.com
Motéis percebem e investem no novo perfil do frequentador (Cassiano Rosário / cassijones.com

O perfil de quem frequentas motéis mudou, principalmente após a pandemia de Covid. Saem de cena as duplas de sexo casual, os amantes e os mais jovens. Entram os parceiros fixos com idades entre 30 e 45 anos que buscam nos motéis uma forma de fortalecer o relacionamento de anos.

É o que mostra uma sondagem da CW7 Pesquisas encomendada pela a Associação Brasileira de Motéis (ABMoteis). De acordo com a pesquisa, 85% do total de entrevistados que vai ao motel pelo menos uma vez ao mês, está em um relacionamento estável de namoro ou casamento.

Em Curitiba, 48% dos entrevistados está na faixa de 30 e 49 anos, com renda média de 5 salários mínimos e vê no motel um local de lazer. Não é à toa que o dia 12 de junho é o Natal do setor, já que casais em relacionamentos estáveis de namoro ou casados, comemoram a data indo ao motel.

Para Sanito Junior, proprietário do Tai-Yo Motel, um dos mais tradicionais de Curitiba, a pesquisa só veio confirmar o que ele já havia percebido em 30 anos de mercado de motéis.

“Nosso cliente mudou, ele está mais exigente porque busca uma experiência no motel, uma gastronomia 5 estrelas, uma bebida de qualidade, um quarto bonito, cheiroso, tecnológico e em muitos casos, uma pimentinha, como as suítes de parede erótica. Ele não vem ao motel pensando em infidelidade, ao contrário, ele vem ao motel para fortalecer a relação”, afirma o empresário.

De acordo com Felipe Martinez, presidente da ABMoteis, a procura por pernoite tem sido cada vez maior: “Temos uma grande procura por pernoite e períodos grandes nos motéis, isso se deve ao fato dos casais estarem buscando uma conexão, um lazer dentro da sua própria cidade. É um momento que vai muito além de cama e banheiro”.

O Brasil conta com mais de 5 mil motéis de grande e médio porte. Trezentos deles ficam no estado do Paraná. Esse mercado nacional movimentou ano passado R$ 5 bilhões e tem uma perspectiva de crescimento de 7% para 2024.

Fuga da rotina

F., farmacêutica de 42 anos, casada há 17 anos e mãe de uma criança de 10 anos, é um exemplo desta tendência. “Antes de casar, íamos ao motel porque buscávamos uma alternativa para animar a relação, após o casamento, o motel se tornou um aliado ao nosso casamento. O motel traz algo novo sempre, é diferente do dia a dia”, conta ela.

M., 45 anos, e a esposa, de 43, também frequentam o motel pelo menos uma vez por mês. “É uma maneira de escaparmos da rotina. Deixamos nossos três filhos com a sogra e vamos nos divertir. Assim conseguimos recuperar o romance”, diz ela. “Além do que é mais barato que viajar e se tiver emergência com as crianças podemos ir para casa correndo (risos)”.

Love Week: motéis fazem promoção para o dia 12 de junho e reservas já começaram
De 10 a 16 de junho dezenas de motéis no país oferecerão pacotes especiais em comemoração ao Dia dos Namorados, data mais movimentada para o setor. A ação faz parte da Love Week 2024, promovida pela Associação Brasileira de Motéis (ABMotéis) e pelo aplicativo guia de motéis go.
Cada motel participante preparará seu pacote e o grande diferencial é o pacote básico, que inclui o pernoite (começando às 20h e indo até às 13h do dia seguinte) com direito a jantar e café da manhã.
Nesta edição, 42 motéis de São Paulo, Pernambuco, Goiás, Paraná, Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal participarão da Love Week 2024 e as reservas serão feitas pelo app guia de motéis go. Para participar, o hóspede precisa entrar no site www.loveweekbrasil.com.br, escolher o motel em sua região, baixar o app guia de motéis go e escolher os pacotes para reserva.
As reservas nos motéis de Curitiba para o Dia dos Namorados já começaram. Os estabelecimentos estão preparando para o dia dos namorados pacotes especiais que vão desde um jantar romântico até uma suíte toda decorada com flores e velas, balão personalizado, pedidos de casamento. “O céu é o limite quando o amor está envolvido”, afirma Sanito Junior.

Bares e restaurantes esperam faturar mais em junho com o Dia dos Namorados
Um levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) revela otimismo com o Dia dos Namorados, data mais importante no ano para a maioria dos bares e restaurantes – para 60% dos estabelecimentos, o Dia dos Namorados é considerado uma data importante ou muito importante para o faturamento.
A pesquisa revelou otimismo entre os empresários, com 74% deles estimando um aumento no faturamento em comparação com a mesma data de 2023. Mais de dois terços (66%) esperam faturar até 30% a mais neste ano.
“O Dia dos Namorados é uma data crucial para muitos estabelecimentos, e estamos confiantes de que este ano trará resultados positivos na maioria do país. No entanto, é claro que temos de citar o Rio Grande do Sul, onde a situação é gravíssima e precisa de atenção”, afirma Paulo Solmucci, presidente da Abrasel.
Em abril de 2024, a pesquisa apontou que 26% dos estabelecimentos trabalharam com prejuízo no Brasil; em março, eram 25%. Por outro lado, 36% dos empresários reportaram lucro (estável em relação aos 35% de março), enquanto 38% ficaram em equilíbrio financeiro. A pesquisa ouviu um total de 2.748 empresários de todo o país.