
O Dia dos Pais, no dia 13 de agosto, já movimenta o comércio de Curitiba. Lojas já estão com sugestões de presentes e promoções para a data. Tradicionalmente no Dia dos Pais, pelo menos metade dos consumidores costumam comprar presentes, mas esse número vem crescendo nos últimos anos.
No ano passado, a semana da data teve alta de 11% nas vendas em alguns setores, em comparação com o ano anterior, mas o crescimento era esperado já que em 2021 a pandemia ainda afetava as compras.
Para este ano existe uma tendência de alguma alta, mas não tão larga como em 2022. As primeiras pesquisas de intenção de compras também mostram um consumidor mais cauteloso, com o valor do presente ligeiramente mais baixo que no ano passado.
Assim como em outras datas, como o Dia das Mães, vestuários e acessórios estão entre os itens mais procurados. Bebidas também entram na lista.
No Paraná, no ano passado, sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e pelo Sebrae Paraná mostrava que 60,8% dos paranaenses pretendiam presentear no Dia dos Pais.
Também tradicionalmente, o movimento adicional no comércio acontece principalmente na semana que antecede a data, já que 61,6% dos entrevistados estão planejando fazer a compra do presente até uma semana antes da data. Pouco mais de 10% deixaram para a última hora.