
Na próxima segunda-feira (16), Dia Mundial da Alimentação, movimentos populares realizam uma mobilização conjunta na sede paranaense da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab-PR), em Curitiba. A ação vai cobrar avanço das políticas públicas de combate à fome e de garantia da Soberania Alimentar para toda população.
A mobilização está prevista para começar às 9h e seguir até a tarde. O ato principal será por volta das 12h, com distribuição de refeições produzidas pelo coletivo Marmitas da Terra. A Conab-PR fica na Rua Mauá, 1116 – Alto da Glória, Curitiba.
Esta iniciativa reúne o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Paraná (MST-PR), cozinhas comunitárias e solidárias de Curitiba e Região Metropolitana, o coletivo Marmitas da Terra e a articulação Despejo Zero.
A pauta principal é o fortalecimento do PAA, o Programa de Aquisição de Alimentos, criado em 2003 para promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar no território brasileiro, e que nos últimos anos sofreu desmonte. Em março deste ano ele foi relançado e a expectativa é que o orçamento previsto seja empregado na aquisição dos alimentos, assim como a estruturação e acesso das cozinhas comunitárias ao programa ressurgiram.
Fome é problema brasileiro e mundial
Segundo um relatório da ONU publicado em julho, a insegurança alimentar e a fome aumentaram no mundo. No Brasil, são mais de 70 milhões de pessoas afetadas por essa realidade: 21 milhões de pessoas que não têm o que comer todos os dias e 70,3 milhões estão em insegurança alimentar. São 10 milhões de pessoas desnutridas no país.
Em âmbito mundial, são 735 milhões de pessoas passando fome e 2,3 bilhões em situação de insegurança alimentar.
O aumento da fome ocorre em um período de recordes da produção de commodities agrícolas, o que aponta para a inviabilidade do modelo de produção agrícola baseado no agronegócio.