As férias de meio de ano podem e devem ser momentos para uma pequena pausa na rotina de estudos da escola. Mas, para aqueles estudantes que estão se preparando para o ingresso nas universidades, o ideal é aproveitar esse tempo para algumas leituras essenciais, que podem, além de descontrair, manter em dia a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares.
O professor de Literatura e Língua Portuguesa do Colégio Católica Curitiba, Everton Bastos, sugere algumas dicas para aproveitar o recesso escolar. “A primeira é bem simples. Estudar em blocos curtos, de uma hora a uma hora e meia, intercalando com atividades prazerosas. “Nada melhor do que descansar o corpo e a mente e junto a isso aprender”, recomenda.
O professor indica alguns filmes durante o período. Entre eles, o documentário “Cidade cinza”, cuja temática aborda a relação entre os grafiteiros conhecidos como Os Gêmeos. “A obra discute a concepção da cidade como espaço social e outras temáticas contemporâneas”, conta. Outro filme é “Emicida: Amarelo – é tudo pra ontem”, o documentário traz uma análise relacionada às periferias e também à era digital da qual fazemos parte.
Por outro lado, para sair um pouco das telas, o especialista indica aproveitar o período sem aulas, para colocar em dia a lista de obras requisitadas por algumas universidades públicas. No Paraná, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) tem entre outras obras da lista “Quarto de Despejo”, de Carolina Maria de Jesus, cuja característica é denunciar a fome, a pobreza, o racismo e a exclusão social com uma linguagem direta e comovente. “É um importante documento literário e histórico da realidade brasileira”, explica o professor.
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) indica a leitura de “O Torto Arado”, de Itamar Vieira Júnior, um romance que se passa no sertão da Chapada Diamantina e narra a vida de duas irmãs, Bibiana e Belonísia, cujas histórias se cruzam a partir de um acidente com uma faca. Bastos explica que o livro expõe uma realidade marcada pelo trabalho em condições análogas à escravidão.
“Vale ressaltar que estas obras, além de serem importantes para os exames, também trazem grandes chances de serem utilizadas como repertórios nas produções de redação. Por isso sua relevância nesse contexto”, ressalta. E para finalizar, o professor recomenda não se esquecer de respeitar o período de descanso. “É essencial ter boas noites de sono e cuidar da alimentação para conseguir atingir seus objetivos ao fim do Ensino Médio”, completa o professor do Colégio Católica Curitiba.