Dicas para preparar seu filho para volta às aulas

Depois do descanso, criança precisa de tempo para retomar atividades

Bem Paraná

Depois de um período de descanso e muita diversão, é chegada a hora de retomar a rotina escolar. Ao mesmo tempo em que bate aquela tristeza pelo fim das férias, a volta às aulas significa também que os pequenos irão reencontrar os amigos, conhecer os novos professores e saber mais sobre as disciplinas que serão estudadas ao longo do semestre.
Para que as crianças encarem com tranquilidade e disposição esse período, a psicopedagoga Esther Cristina Pereira recomenda aos pais ajustarem os horários dos filhos progressivamente.

É aconselhável que alguns dias antes de voltar às aulas, os pais arrumem o material escolar e o uniforme dos filhos, deixando claro que não será mais possível ficar assistindo desenho até tarde da noite, por exemplo. Dessa maneira, eles já vão se acostumando com o novo horário para acordar, se alimentar, brincar e dormir. Isso irá suavizar o retorno à rotina, explica a psicopedagoga, que também é diretora da Escola Atuação.

É importante que os pais tenham paciência com os filhos, principalmente os pequenos neste período de volta às aulas. A mesma rotina desenvolvida no começo do ano pode ser necessária nesta época. Os pais precisam entender que por mais que as crianças saibam o que vão enfrentar ou o que lhes espera não é nada fácil para elas. Depois de muitos dias sem horários desfrutando ao ar livre, sem deveres e atividades extraescolares as aulas começam a todo vapor. 
As rotinas escolares e os novos desafios podem estressar e entristecer a crianças. Por isso é importante que os pais estejam atentos para dar apoio, compreensão e dedicação durante os primeiros dias da volta à escola.

 

Veja dicas para ajudar seu filho

1 Organize o horário de sono da criança, deixando-a dormir e acordar um pouco mais cedo. Dessa forma, ela volta aos poucos a se acostumar com o horário da escola.

2 Converse com seu filho, principalmente com os menores. Explique que os colegas e professores estão com saudade e esperando pelo retorno dele.

3 Junto com a criança, separe o uniforme, organize os materiais, arrume a mochila, o estojo, estimulando e reforçando a volta para a escola.

4 Acesse o site da escola para ler os informativos e se preparar para o retorno escolar.

5 Relembre junto ao pequeno o que ele fez durante as férias e que seja bacana de compartilhar com os amigos. Outra dica é separar algumas fotos de viagem ou lembranças de algum lugar que visitaram para mostrar aos colegas. Assim, ele ficará entusiasmado para voltar e compartilhar com os colegas algo significativo.