O diretor de Qualificação para o Trabalho, Cesar Tadeu Bassani, da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego, tomou posse como novo presidente do Conselho Municipal do Emprego e Relações do Trabalho na última quarta-feira (12). O conselho é tripartite e reúne o poder público, representantes dos trabalhadores e do setor empresarial. “O conselho tem a vocação de promover ações de qualificação profissional, emprego e renda no município”, disse Bassani.

As secretariais municipal e estadual do Trabalho e Emprego também têm representantes no conselho municipal. De acordo com Paulo Bracarense, secretário municipal do Trabalho e Emprego, um dos objetivos da nova presidência é organizar grupos de trabalho interno para discutir as profissões do futuro.

“Com a mudança da economia, novas profissões surgirão e os trabalhadores precisam estar preparados e qualificados para essas vagas”, afirmou Bracarense. O secretário citou as áreas de gestão ambiental e de tecnologia da informação como algumas profissões que terão um grande crescimento nos próximos anos.

“De forma imediata, nossa preocupação é orientar e qualificar trabalhadores para a Copa do Mundo de 2014. Essa ação será feita junto com outros órgãos municipais: Agência Curitiba de Desenvolvimento, Fundação de Ação Social e Secretaria Municipal do Turismo”, disse o secretário municipal. Para a Copa de 2014 as áreas de hotelaria, gastronomia, turismo e transporte terão grande demanda de trabalhadores, prevê Bracarense.

A posse de Cesar Bassani aconteceu na sede da Associação Comercial do Paraná. Durante o discurso, o novo presidente do Conselho Municipal do Emprego e Relações do Trabalho falou sobre a importância de integrar as centrais sindicais, o poder público e representantes do setor patronal. Bassani também citou a Copa do Mundo de 2014, que terá Curitiba como uma das subsedes do mundial. “Precisamos qualificar e treinar nossos profissionais dos transportes, da alimentação, hospedagem, do comércio e serviços em geral para oferecer um receptivo condizente com a imagem que nossa cidade tem”, disse Cesar Bassani.