

Uma reunião marcada para o dia 3 de abril vai apresentar à população novo viaduto na divisa de Pinhais com Curitiba. O projeto visa melhorar a mobilidade e a infraestrutura viária na região que conecta a Av. Victor Ferreira do Amaral à Rod. João Leopoldo Jacomel.
A Prefeitura de Pinhais, em parceria com a Prefeitura de Curitiba, convida a população para participar de uma reunião pública que apresentará os detalhes das obras do Lote 4, Pacotes 3 e 4, do projeto Novo Inter 2, que inclui a construção de um viaduto e duas pontes na divisa entre os dois municípios.
O encontro, organizado por Curitiba, ocorrerá no dia 3 de abril, às 18h30, no Auditório da Rua da Cidadania do Cajuru (Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2.150 – Cajuru).
O projeto visa melhorar a mobilidade e a infraestrutura viária na região, com a construção de um viaduto de 155 metros de comprimento que conectará a Avenida Victor Ferreira do Amaral (Curitiba) à Rodovia João Leopoldo Jacomel (Pinhais), além de duas pontes sobre o Rio Atuba, cada uma com 35 metros de comprimento, faixas de rolamento, proteções laterais e passeios para pedestres.
A iniciativa também eliminará o semáforo existente na divisa, garantindo maior fluidez no trânsito entre os dois municípios. Durante as obras, o tráfego nos dois sentidos não será interrompido.
Cooperação entre Pinhais e Curitiba
Na última terça-feira (25), representantes das duas prefeituras se reuniram na sede da Prefeitura de Pinhais para alinhar os detalhes da obra. Estiveram presentes os secretários de Obras Públicas, Mário Stier, de Urbanismo, Emerson Santana Bento, de Segurança e Trânsito (interino) e procurador-geral do município de Pinhais, Alfredo Borges Moreno, além de técnicos da Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento de Curitiba (Utag), Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Administração Regional do Cajuru e da empresa Castilho Engenharia, responsável pela execução do projeto.
Um termo de cooperação já foi firmado entre os municípios para garantir o acompanhamento conjunto das obras, que também incluirão melhorias para pedestres e ciclistas, com acessibilidade e segurança ampliadas. A assinatura do contrato está marcada para 31 de março, com início das obras previsto para a mesma data. A construção das pontes laterais permitirá que o tráfego continue normalmente pela estrutura atual, sem interrupções no fluxo de veículos.
Participação popular
A reunião pública do dia 3 de abril será uma oportunidade para os moradores de Pinhais e Curitiba conhecerem o projeto em detalhes, tirar dúvidas e contribuir com sugestões.
“Essa obra é fundamental para melhorar a conexão entre Pinhais e Curitiba, garantindo mais agilidade no transporte e maior segurança para todos. Convidamos a população a participar da reunião e acompanhar esse importante avanço para a região”, destaca a diretora do Departamento de Planejamento Urbano, da Secretaria de Urbanismo de Pinhais (Semur), Yoná Lemos Ruthes.
A iniciativa integra o Novo Inter 2, projeto de mobilidade da região financiado pelo Banco Internacional de Desenvolvimento (BID), e trará benefícios para milhares de usuários do transporte público e motoristas que circulam diariamente entre os dois municípios. Segundo a Prefeitura de Curitiba, que bancará e executará integralmente a obra, o investimento total gira em torno de R$ 68,8 milhões.
Serviço
Reunião Pública sobre o Novo Viaduto na Divisa Pinhais-Curitiba
Local: Auditório da Rua da Cidadania do Cajuru (Av. Prefeito Maurício Fruet, 2.150 – Cajuru, Curitiba)
Data e Horário: 3 de abril, às 18h30
Mais informações podem ser obtidas junto à Secretaria Municipal de Obras Públicas de Pinhais.