Feito no Parana Apucarana Bones
Apucarana é a Capital Nacional do Boné (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

Você sabia que a Capital da Goiaba fica no Paraná? E a Capital da Tilápia? Antes que surja a dúvida, vale lembrar que a capital do Paraná continua sendo Curitiba. O que acontece, na verdade, é que alguns municípios recebem esse título como forma de honrar a produção, ou algum aspecto da cidade.

Em 2024, dois municípios do Paraná receberam o título de Capital Nacional. Guarapuava, pertinho de Curitiba, se tornou a Capital Nacional da Cevada e do Malte. Já Cruzeiro do Oeste se tornou a Capital dos Dinossauros, ou melhor, o Vale Nacional. Ambas as cidades receberam a honraria pelo Governo Federal, por intermédio do Ministério do Turismo.

Mas além dessas duas, muitas outras cidades no Paraná já tinham o título de ‘Capital Nacional’. Pela apuração do Bem Paraná, são mais de 10 capitais no estado paranaense que já tem o ´titulo e outras ainda buscam a honraria por meio de leis aprovadas.

Vale pontuar que a matéria faz um recorte de cidades que são ‘Capital Nacional’, ou seja, receberam a honraria de forma federal. Outras cidades no Paraná são ‘capitais’ também, mas têm o título de forma estadual apenas. Veja a lista aqui:

Cruz Machado – Capital Nacional da Erva-Mate Sombreada

erva-_mate
Produção de Erva Mate. Foto: José Fernando Ogura

Em 2023, a cidade de Cruz Machado, no sul do estado, recebeu o título de Capital Nacional da Erva-Mate Sombreada. O município foi o principal produtor da erva no Paraná em 2021, segundo dados do Departamento de Economia Rural (Deral). A erva-mate sombreada tem como característica o crescimento em meio a outros tipos de vegetação. Em dezembro, o município comemora a produção com a Festa da Erva Mate.

Nova Esperança – Capital Nacional da Seda

O título de Capital Nacional da Seda foi concedido à Nova Esperança em 2022. O município de apenas 30 mil habitantes produz mais de 328 toneladas de casulo verde por safra, o que, no ano, equivale a 15% da produção no Paraná.

Nova Aurora – Capital Nacional da Tilápia

capital nacional da tilapia
Foto: ALINE SANDRI / COPACOL

Em 2021, Nova Aurora, no oeste do Paraná, foi reconhecida como Capital Nacional da Tilápia. Antes disso, já tinha sido reconhecida como Capital Paranaense da Tilápia. Desde 2016, o Paraná lidera na produção do pescado no Brasil.

Castro – Capital Nacional do Leite

O município de Castro recebeu o título de Capital Nacional do Leite em 2017, pela lei sancionada pelo então presidente Michel Temer. O projeto tramitava desde 2012 antes de ser aprovado. Castro é a maior produtora leiteira do país.

psx_20230810_143921
Castro, nos Campos Gerais. Foto: Jonathan Campos/AEN

Terra Roxa – Capital Nacional da Moda Bebê

Também em 2017 por meio da lei assinada por Michel Temer, Terra Roxa se tornou oficialmente a Capital Nacional e Estadual da Moda Bebê. Das 17.522 pessoas que moram na cidade, segundo estimativa de 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 3 mil trabalhavam diretamente com a Moda Bebê.

SONHO_MAGICO_9
Terra Roxa, Moda Bebê. Foto : Jonathan Campos / AEN

Apucarana – Capital Nacional do Boné

Apucarana, no Vale do Ivaí no Paraná, recebeu o título de Capital Nacional do Boné em 2010. De acordo com dados do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí (Sivale), mensalmente são confeccionados nada menos que cerca de 4 milhões de bonés. Isso equivale a metade da produção nacional. A cidade faz jus ao nome, bom bonés gigantes espalhados.

Cerro Azul – Capital Nacional da Ponkan

Cerro Azul foi intitulada Capital Nacional da Ponkan em 2023, por meio de lei aprovada no Senado Federal. No município, mais de 70% da população vive na região rural, e produção da mexerica ponkan é uma das maiores do país.

Cruzeiro do Oeste – Vale Nacional dos Dinossauros

No Noroeste do Paraná, em 2024, Cruzeiro do Oeste recebeu o título de Vale Nacional dos Dinossauros. O reconhecimento se deve as inúmeras descobertas de ossadas de dinossauros na cidade. Um exemplo é o Vespersaurus Paranaenses, primeiro dinossauro escavado no Estado, revelado em meados de 2019.

creditos_prefeitura_de_cruzeiro_do_oeste
Foto: Prefeitura de Cruzeiro do Oeste

Carlópolis – Capital Nacional da Goiaba

No Norte Pioneiro do Paraná está Carlópolis, a Capital Nacional da Goiaba. Na região, a produção da fruta é cheia de técnicas diferentes: milhares de mudas divididas em talhões de diferentes tamanhos, com todas as frutas ensacadas, uma a uma, ainda no pé. Isso faz com que os produtores da cidade consigam colher, ao longo do ano todo e sem abuso de insumos agrícolas, goiabas mais doces, resistentes e maiores. A cidade recebeu esse título em 2023.

Arapongas – Capital Moveleira Nacional

Em 2023, Arapongas recebeu o título de Capital Moveleira Nacional. O município tem mais de 300 fábricas de móveis. Sozinha, a produção de móveis do Norte do Paraná, que tem em Arapongas seu principal centro, representa 7,4% do faturamento nacional do setor.

Caemmun Arapongas
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Antonina – Capital Nacional da Bala de Banana

Desde 2022 tramita no Congresso Nacional o Projeto de Lei Nº 2263, que confere ao município de Antonina o título de Capital Nacional da Bala de Banana. A iniciativa, de autoria do Senador Flávio Arns (PSB), já foi aprovada no Senado e agora tramita na Câmara dos Deputados. 

Campo Largo – Capital Nacional da Louça

Campo Largo avança para se tornar oficialmente a Capital Nacional da Louça. Uma audiência pública na Câmara dos Deputados neste mês marcou o início do processo legislativo para o reconhecimento oficial. ssa é a primeira etapa do processo legislativo, que ainda depende da análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), seguida por votação na Câmara dos Deputados e, posteriormente, no Senado Federal.