
Quem passa pela famosa Santos Andrade às sextas com certeza já se deparou com uma multidão espalhada pela praça. Além das pessoas, malas cheias de roupas e até manequins também estão por lá. O que nem todo mundo sabe é que a aglomeração ali começou com um grupo no Facebook que fazia leilões de roupas. Hoje, a comunidade já conta com 54 mil participantes, e o foco é a venda de roupas, artesanatos e outros artefatos. A praça é utilizada para a retirada desses produtos.
Há oito anos, Gerusa de Fátima Vieira teve a ideia de criar um grupo para poder complementar a sua renda. A curitibana, que tem fibromialgia e não conseguia trabalhar por conta das fortes dores, fundou um encontro de leilão de peças e se surpreendeu com o crescimento da comunidade. “Foi se expandindo, expandindo… Começamos na frente da Catedral, mas o espaço ficou pequeno. Aí mudamos para a Praça Tiradentes, ficamos lá por sete anos, até que os comerciantes da área nos pediram para sair, e agora estamos por aqui. É muito bom”, diz a comerciante.
Como funciona
Hoje, o grupo chamado Online Vip conta com 54 mil participantes, 30 administradoras e mudou de rumo: ao invés dos leilões, são feitas compras e vendas efetivamente. A ideia é que a negociação seja feita de forma online e a retirada dos produtos aconteça na Santos Andrade. A média, segundo Gerusa, é de 300 a 500 pessoas reunidas na praça.
No grupo estão pessoas de todo o Paraná. A maioria das vendedoras, no entanto, é de Curitiba e Região Metropolitana. Homens e mulheres podem entrar no grupo. Para participar, basta entrar e cumprir as regras, que são bem rígidas. “Nosso apoio é para a empreendedora. Isso quer dizer que se uma pessoa entra no grupo e se compromete com uma compra, esse processo terá que acontecer até o final. Se houver desistência, a pessoa será retirada do grupo, e somos bem rígidas quanto a isso”, explica Gerusa.
Agora no fim do ano, a maioria dos produtos vendidos é relacionada ao natal. Desde enfeites, até roupas para o fim do ano e alimentos que podem ser comercializados. “Os preços estão abaixo do mercado. Roupas de marca que custam R$700 são vendidas, semi novas, por R$100”, conta a fundadora da comunidade.
Serviço
O grupo se chama Online Vip no Facebook, e os encontros acontecem na Praça Santos Andrade toda sexta-feira, das 13h às 15h30. Além dos encontros tradicionais, o grupo também está responsável pelo Encontro de Brechós Sai do Cabide. A próxima edição acontecerá dias 25 e 26 de novembro na Rua Getúlio Vargas, 1903 (ao lado do Estádio do Athletico).
*sob supervisão de Josianne Ritz