As chuvas que castigam os estados do Norte do país já deixaram ao menos 254 mil pessoas desalojadas e outras 123 mil desabrigadas em 13 estados. A ajuda às vítimas parte de todos os cantos do país, inclusive do Paraná. Apesar de os donativos recolhidos apresentarem proporções infinitamente menores se comparados aos arrecadados quando as chuvas atingiram o estado de Santa Catarina, no final do ano passado, a Defesa Civil do Paraná arrecadou cerca de 30 toneladas de alimentos, que devem ser encaminhados em breve aos estados atingidos. Para Santa Catarina, a Defesa Civil Estadual chegou a arrecadar 1,7 mil toneladas de donativos.

De acordo com o tenente Eduardo Gomes Pinheiro, chefe da Seção Operacional da Defesa Civil, até o momento foram arrecadados cerca de 30 toneladas de alimentos. A Defesa civil aguarda uma somatória maior de donativos para que o avião da Força Aérea Brasileira leve o alimento aos necessitados. Segundo Pinheiro, a população tem se mostrado solidária, mas num ritmo bem mais lento daquele observado ano passado, quando parte de Santa Catarina ficou debaixo d´água.

“A sensibilização da população do Paraná foi muito menor, porque estamos muito mais longe do local atingido. Santa Catarina é uma extensão do Paraná, muita gente tem família que mora no Estado vizinho. Então, a sensibilização foi maior. O pessoal procura os postos para doar, mas de maneira muito mais lenta. Pedimos que a população se mobilize e faça doações para os desalojados e desabrigados do Norte do País”, disse Pinheiro.

A coordenadoria Estadual da Defesa Civil, com o apoio da Provopar Ação Social, está em campanha para a arrecadação de alimentos, roupas e produtos de higiene para as vítimas das regiões Norte e Nordeste do país. As doações podem ser feitas nos postos do Corpo de Bombeiros do Paraná e no Provopar.