confeitaria das familias
Fachada da Confeitaria das Famílias (Foto: Mario Akira)

Uma mania doce do curitibano são as confeitarias. Todos têm a sua preferida, assim como o confeito do coração. E Curitiba tem opções que não acabam. Há aqueles tradicionais, quase seculares, e outros recém-chegados/abertos.

Um dos queridinhos é a Confeitaria das Famílias, fundada em 1945, e situada no calçadão da Rua XV. São muitas delícias na casa e muita história. Uma das mais significativas é que ali foi criada a Torta Martha Rocha, uma homenagem à brasileira que, em 1954, teria perdido o título de Miss Universo para a norte-americana Miriam Stevenson. É uma torta de Fondant, receita espanhola que leva massa de pão de ló recheada com creme de ovos, nozes e suspiros.

Outra muito antiga é a Confeitaria Holandesa (é de 1958), também repleta de deliciosos doces, além dos salgados famosos. Fica na Rua Dr. Pedrosa, 366, no Centro.

Mais recente em Curitiba, o Hachimitsu vem conquistando o paladar curitibano com sua tradição da pâtisserie, a alta gastronomia francesa para a confecção de doces. Nascida no Norte do Paraná, a confeitaria foi se expandindo e hoje tem seis lojas no Estado. A de Curitiba fica na Rua Euclides da Cunha, 816, Bigorrilho.

Mas, o doce preferido também pode estar escondido em algum canto da cidade. No Bosque Alemão, ali ao lado do Oratório de Bach, tem uma confeitaria onde você pode ter uma experiência quase divina comendo o apfelstrudel (a torta de maçã típica alemã).

E para os que gostam de nostalgia, que tal um quebra-queixo no Parque Barigui? Isso mesmo, um doce que te remete a prazeres da infância vendidos nos carrinhos de ambulantes. O quebra-queixo é simplesmente uma mistura de pedaços de coco com muito açúcar.

Bem Paraná

Para comemorar os 41 anos, o Bem Paraná publica uma série de reportagens especiais. Serão 41 reportagens sobre lugares de Curitiba, 41 sobre manias dos curitibanos, 41 craques de futebol do Paraná e 41 bandas e músicos da capital paranaense.

O aniversário é comemorado no dia 17 de junho.

Manias e particularidades do curitibano é um dos cadernos que comemoram os 41 anos do Jornal Bem Paraná em 2024. Procuramos 41 tópicos que mostram um pouco do que é o povo curitibano, suas “esquisitices”, modos de agir, lugares e formas características. Cada um destes 41 tópicos serão publicados até a data de aniversário do jornal.