Desde ontem os alunos do Curso Dom Bosco, sede Mueller, podem passar por avaliação das condições físicas e conhecer o nível de estresse que apresentam, agora que se aproximam a temporada dos principais vestibulares de Curitiba. Este é o quarto ano que este tipo de testes são aplicados aos alunos do pré-vestibular. A iniciativa da realização dos testes com os vestibulandos partiu dos pesquisadores que integram a equipe de professores do curso de Educação Física da Faculdade Dom Bosco. Eles acreditam que, assim como os atletas em véspera de competições apresentam um considerável nível de estresse e são orientados para evitar efeitos negativos ao desempenho, os candidatos ao vestibular também vivem momentos de grandes desafios, geradores de estresse.
As avaliações, os testes e as orientações aos estudantes do pré-vestibular são realizados pelos professores e acadêmicos do curso de Educação Física, entre eles, os atletas que participaram do Pan Rio 2007, Athos e Ivan Schwantes, da esgrima, e Fábio Cunha, da luta Greco-Romana.
Nas avaliações, os alunos respondem questionários sobre os hábitos de vida nesta fase que antecede o vestibular. A equipe da Faculdade Dom Bosco faz coletas sanguíneas para mensurar níveis de glicose, colesterol, triglicérides e lactato. Também são mensurados a pressão arterial e a freqüência cardíaca, índice de massa corporal, percentual de gordura, força de membros superiores e inferiores.
Também são feitos testes de esforço físico, em bicicletas ergométricas, para verificar zonas de treinamento e níveis de condicionamento físico e o teste fisiológico por plotagem sangüínea (micro amostras de sangue), semelhante ao realizado em atletas de alto rendimento, que aponta, em menos de um minuto, o resultado do nível de estresse.
Após os testes e avaliações, os vestibulandos vão receber orientações para prevenir ou remediar os efeitos negativos do estresse. Os testes serão aplicados até amanhã na sede Mueller, e dos dias 9 a 11 na sede Emiliano, no Centro.