Domingo tem a tradicional Caminhada do Coração

Bem Paraná

Com o objetivo de alertar sobre os riscos do sedentarismo, o Hospital Cardiológico Costantini promove, no domingo, a 12ª Caminhada do Coração, ação tradicional que já faz parte do calendário da capital paranaense. A largada está marcada para às 9 horas, na Praça do Japão, com chegada no Parque Barigui. O percurso será de aproximadamente 4,5 quilômetros. Não é necessário fazer a inscrição e a participação é gratuita.

O evento, que já reuniu mais de 10 mil pessoas nas últimas edições, tem como um de seus objetivos conscientizar a população sobre a importância da prática regular de atividades físicas, que proporcionam um melhor desempenho das funções cardiovasculares, sendo aliadas à saúde do coração. No início da caminhada, que é considerada uma das maiores de Curitiba, o público recebe dicas sobre os cuidados que se deve ter com o coração.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de mortes no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, são aproximadamente 300 mil óbitos por ano. O cardiômetro, da Sociedade Brasileira de Cardiologia, marcou 264 mil mortes apenas até o início de outubro deste ano. Um número que, em 2015, só foi atingido na segunda quinzena de agosto.

O Dia Mundial do Coração é comemroado no dia 29 de setembro. Em 2015, as doenças do coração vitimaram 346.896 pessoas no Brasil e, segundo estimativas do Cardiômetro da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), as mortes deverão aumentar em cerca de 4% neste ano. Já o câncer é responsável por cerca de 190 mil mortes por ano, segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Em todo o mundo, 17,5 milhões de pessoas morrem todo ano em decorrência de doenças cardíacas, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).