Duas cidades do Paraná estão entre as 100 mais sustentáveis do Brasil
Josianne Ritz
| 09/08/2025 às 18:26
Cohapar
Duas cidades do Paraná aparecem entre as 100 mais sustentáveis do Brasil. São elas São Jorge do Ivaí (posição 80) e Irati (91 posição). O estudo nacional do Instituto Cidades Sustentáveis mapeou o desempenho de mais de 5,5 mil municípios brasileiros em relação ao desenvolvimento sustentável. A pesquisa, conduzida pelo, avaliou cem indicadores em áreas como saúde, educação, segurança, emprego e meio ambiente.
De acordo com Jorge Abrahão, coordenador-geral do Instituto, o objetivo do estudo é servir como um guia para gestores públicos e para a sociedade civil.
“Ele é feito justamente para ser um guia orientador, eu diria, para a discussão da sociedade e da gestão pública sobre as prioridades das cidades. Onde é que estão as prioridades, onde é que estão até as virtudes da cidade para que as políticas públicas, os programas e os investimentos possam ser destinados?”, afirmou ele.
Sobre as cidades mais sustentáveis do Paraná
São Jorge do Ivaí fica na região Noroeste do estado, próximo à cidade de Maringá. Tem cerca de 5,2 mil habitantes. A economia local é bastante influenciada pela agropecuária, que representa 57,2% do valor adicionado, seguida pelos serviços, administração pública e indústria. Além disso, São Jorge do Ivaí faz parte de uma região hidrográfica rica, com córregos e ribeirões que direcionam suas águas para o nordeste e sudoeste do município.
A cidade de Irati fica na região Sudeste do Paraná e a aproximadamente 155 km da capital, Curitiba. Tem aproximadamente 62 mil habitantes. A cidade quase 2 mil empresas de diversas áreas. Em 2020, Irati estava na 34º posição no estado, com 1.973 empresas e organizações atuantes instaladas, com pouco mais de 14 mil pessoas do quadro de pessoal ocupado assalariado (23%), e média de 2,1 salários por trabalhador formal. Outra parte importante da história do desenvolvimento econômico e cultural de Irati foi escrita a partir da educação, sobretudo com a participação da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro). Gratuita, ela possibilitou o acesso à cultura para muitas pessoas de toda a região.
Como fica Curitiba
Curitiba aparece na posição 475 do ranking de 5.570 cidades, com nota 5,7,57, considerado um nível de desenvolvimento sustentável médio.