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Duplicação em concreto de rodovia da Grande Curitiba já tem data de início. Veja como vai ficar

AEN , editada por Ana Ehlert
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Rodovia da Uva será duplicada em concreto. (DER)

A duplicação da Rodovia da Uva, entre Curitiba e Colombo, na região metropolitana, já tem data de início. O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou o edital da obra. A rodovia PR-417 deverá ser duplicada em concreto, em uma extensão de 4,52 quilômetros. A sessão de disputa está marcada para 8 de dezembro.

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“Vamos completar a duplicação da Rodovia da Uva, principal ligação de Colombo com Curitiba e municípios da Região Metropolitana, trazendo mais segurança e desenvolvimento para os moradores e o setor produtivo”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.

“O primeiro trecho entregamos há alguns anos, com seis faixas de tráfego e um novo viaduto dentro de Colombo, e agora estamos prontos para esta nova etapa, trazendo mais um grande investimento para a Grande Curitiba”.

Novos viadutos e rotatórias

O trecho começa no entroncamento com a Rua Theodoro Makiolka, em Curitiba, que será substituído por um viaduto do tipo passagem inferior. Outros três viadutos serão implantados no segmento: uma passagem superior na altura da Rua Lauro Dromlewicz, uma passagem inferior substituindo a rotatória com a Rua Odonis Bighi e outra próxima à Rua Francisco Manika.

As obras contemplam ainda a construção de uma passarela para pedestres próximo à Rua Mathias Valesco, o alargamento da ponte sobre o Rio Atuba e a implantação de uma nova rotatória no final do trecho, no entroncamento com o Contorno Norte de Curitiba (PR-418).

O que muda na PR-417

A pista existente será restaurada e receberá uma nova camada de pavimento rígido de concreto, técnica conhecida como whitetopping, com a nova pista sendo executada também em concreto. A rodovia terá segmentos com duas e três faixas para cada sentido de tráfego, além de novas vias marginais em segmentos estratégicos, utilizando o pavimento asfáltico.

“Toda obra em perímetro urbano é desafiadora, principalmente com o volume de faixas de rolamento e vias marginais que estamos prevendo”, explica o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti. “Para aproveitar ao máximo a faixa de domínio da rodovia, o projeto estudou várias soluções para sistemas de contenção, em cerca de 33 locais diferentes no trecho”.

A obra prevê nova sinalização horizontal e vertical, e dispositivos de segurança viária, como barreiras de concreto New Jersey e defensas metálicas. Também está garantida a iluminação rodoviária do trecho, contemplando vias marginais, rotatórias e retornos.

Será realizada a adequação e ampliação do sistema de drenagem de águas, melhorias no leito do Rio Atuba, plantio de vegetação nos espaços ao lado da pista e interseções, passeios para pedestres, acessibilidade, abrigos para parada de ônibus, entre outros serviços.

Cronograma da obra

O edital vai utilizar a modalidade Contratação Semi-integrada, que prevê a elaboração do projeto executivo de engenharia e a execução da obra em si. A empreitada tem previsão de execução de 630 dias (21 meses), sendo 90 dias para o projeto e 540 para a duplicação.

O orçamento estimado da obra é sigiloso, visando garantir que as empresas interessadas estudem profundamente o edital e seus anexos para elaborar propostas.

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