Economia de água entra no dia a dia das escolas municipais

SMCS

Um projeto piloto sobre o uso consciente da água fez baixar em mais de mil metros cúbicos o consumo em 15 escolas municipais de Curitiba. Os resultados tiveram impacto ambiental e econômico e serviram de inspiração para a criação da campanha Água, Economizar faz Sentido que ampliará agora as medidas para todas as unidades escolares da rede municipal de ensino. O lançamento da campanha foi na tarde de terça-feira (14) na Escola Municipal Marumbi, no Uberaba.

A campanha é parte do plano de ação contra o desperdício de água, desenvolvido no ano passado como projeto piloto pela Coordenadoria de Obras e Projetos da Secretaria Municipal da Educação para preservar a água e reduzir gastos desnecessários nas unidades da rede que apresentavam maior consumo. O objetivo era a implantação de medidas como reparos de possíveis vazamentos na rede hidráulica e trocas de equipamentos até a conscientização ambiental nas unidades.

As medidas propostas com o projeto eram simples, mas representaram grandes resultados. Em um ano, 15 escolas reduziram em mil metros cúbicos o consumo de água, na comparação das faturas de maio de 2015 com a de maio deste ano. A campanha teve impactos tanto ambientais quanto econômicos. No mesmo período houve de aumento de 20,5% na tarifação da Sanepar e o que foi economizado pode ser revertido, por exemplo, no abastecimento da Escola Municipal Marumbi por um período de 15 meses.

A partir do projeto foi possível perceber a importância da manutenção dos equipamentos hidráulicos das unidades para evitar vazamentos ou desperdício mas, sobretudo, de ações promotoras de bons hábitos de consumo. Em seis das escolas incluídas no projeto, a economia de água foi resultado apenas da mudança de comportamentos e adoção de ações mais sustentáveis.

Metodologia

A campanha tem o objetivo fazer com a rede municipal de ensino aprenda a avaliar o consumo da água na unidade e desenvolva ações para o uso consciente do recurso. A campanha é por adesão e envolve três etapas: inscrição no Portal Cidade do Conhecimento, no endereçohttps://www.educacao.curitiba.pr.gov.br/conteudo/campanha-da-agua/7961. No espaço também está disponível o regulamento e os encaminhamentos pedagógicos da campanha, além de orientações para a realização de um diagnóstico preliminar sobre o consumo de água na unidade.

O diagnóstico faz parte da segunda etapa e é o momento onde adultos e crianças deverão analisar as faturas do consumo de água ao longo de três meses, observando o consumo em metros cúbicos. Também devem observar hábitos que contribuem como o desperdício como deixar torneiras abertas, tornar mais eficiente a lavagem de pátios e calçadas, priorizando o uso de baldes e de vassoura ao invés da mangueira, ou ainda reaproveitar a água da chuva.

Identificar possíveis vazamentos em válvulas de descarga, mictórios, lavatórios, pias e tanques e tentar a adoção de cisternas para captação da água de chuva são passos desta mesma etapa. É importante envolver toda a comunidade escolar neste processo e que isso aconteça de forma integrada às aprendizagens, em atividades apresentadas nos diferentes componentes curriculares, explicou a responsável pela campanha na coordenadoria de Educação Integrada da Secretaria Municipal da Educação, Narali Marques da Silva.

A planilha sobre consumo pode ser uma boa oportunidade para trabalhar gráficos matemáticos ou textos. Conteúdos de geografia e história também podem ser incorporados nestas etapas, disse Narali. A terceira etapa da campanha é também um estimulo ao protagonismo das crianças e estudantes. Eles devem sugerir ações para serem colocadas em práticas nas unidades e que sejam capazes de reduzir o consumo de água, preservar o ambiente e promover a economia do recurso natural.

As sugestões serão submetidas ao voto popular dos integrantes das unidades e as cinco melhores serão colocadas em prática e divulgadas no portal Cidade do Conhecimento. Para estimular as atividades, as escolas contarão com um recuso gráfico, um álbum com figuras que deverão ser coladas cada vez que uma tarefa for adotada para a redução do consumo de água.

Ao completar o álbum, a escola receberá um selo de certificação pelas boas práticas. É preciso à conscientização de todos de que a água é um bem esgotável, que dependemos dela para viver e por isso precisamos ser responsáveis quanto ao seu uso. É função da educação promover o protagonismo e formação de cidadãos conscientes sobre a relação de suas atitudes para o bom funcionamento do planeta, disse a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo, durante o lançamento da campanha.

Reconhecimento

O secretário municipal do Meio Ambiente, Renato Lima, também acompanhou o lançamento da campanha na Escola Municipal Marumbi, escolhida por ter sido a unidade que promoveu a maior economia de consumo de água durante a realização do projeto piloto. Associando intervenções físicas, como reparos e substituição de equipamentos, com ações pedagógicas desenvolvidas com todas as turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, a escola acabou com desperdícios e assegurou uma economia de 30% no consumo de água.

Nosso desejo é que todas as unidades sigam o exemplo do importante trabalho que foi feito nesta escola para conscientizar estudantes, profissionais e as famílias sobre a importância do consumo consciente da água, disse Lima, que também apresentou aos estudantes programas desenvolvidos pelo Município para a preservação do meio ambiente como o Guarda Rios, Olho D’água e Maratona da Sustentabilidade.

Os estudantes do 5º ano reproduziram em formato de teatro as ações desenvolvidas na escola no último ano para a redução do consumo de água. Após uma investigação na rede interna de distribuição de água na escola e que identificou defeitos em alguns equipamentos e vazamentos, foram necessárias algumas obras como as realizadas nos quatro bebedouros do pátio interno, a revisão da tubulação e substituição das torneiras convencionais por novas do modelo antivandalismo, com temporizadores que regulam a quantidade da água. Também foram substituídas as válvulas de descarga dos vasos sanitários de quatro banheiros, além da instalação de kits de novas torneiras em outros ambientes da escola.

Outra importante medida para combater o desperdício de água na escola foi a substituição da tubulação do bebedouro da quadra coberta da escola que ficava exposto e era constantemente danificado, na maioria das vezes, por atos de vandalismo. O cano foi trocado e embutido. Foi um privilégio termos sido incluídas na versão piloto do projeto que nos assegurou a oportunidade de modificarmos hábitos, de percebermos a necessidade de mudanças e conseguirmos trabalhar com toda a equipe e estudantes a preservação da água e a economia de recursos na nossa escola, disse a diretora Cleonilda Gomes Batista.

Segundo Cleonilda, foram as ações trabalhadas em sala de aula, entre professores e com as equipes de limpeza, que asseguraram as melhores mudanças para a economia da água. Todos são fiscais e multiplicadores das atitudes que impedem o desperdício. O investimento em obras, manutenção na rede hidráulica somada ao nosso trabalho pedagógico em relação aos cuidados com o meio ambiente têm assegurado resultados importantes tanto para a economia quanto para a cidadania, disse.

O respeito ao meio ambiente é uma característica forte na escola. Corredores, salas de aula e pátios exibem trabalhos produzidos pelos estudantes durante diferentes atividades pedagógicas e conteúdos curriculares. Também são inúmeras as iniciativas de integrar à comunidade à escola e incentivar as famílias a preservarem o espaço. Uma delas fez surgir um imenso mural colorido nas paredes externas da escola, feito em grafite e que retrata a fauna e flora brasileira.