Frankin de Freitas – Maison Legend

Concluído em março de 2014 e desde então o edifício mais alto de Curitiba e um dos mais altos do Brasil, com 43 andares e 152,58 metros de altura, o Universe Life Square, localizado no Centro de Curitiba, está com seu título ameaçado. Recentemente, a GT Building anunciou que iniciará nos próximos meses, no bairro Bigorrilho, a construção de um novo prédio, o OÀS Barigui (cujo nome é uma derivação da palavra oásis), que terá 50 andares, 55 pavimentos e 179 metros de altura, assumindo então o título de edifício mais alto da capital paranaense.

O anúncio chamou a atenção por sua grandiosidade, como seria de se esperar, mas não só por isso. É que a novidade dá sequência ao movimento de lançamento de uma série de empreendimentos com mais de 100 metros de altura em Curitiba, que fica cada vez mais perto de tocar o céu.

Em junho do ano passado, por exemplo, um levantamento minucioso feito por Dielo Miella para o projeto “Prédios de Curitiba” (com base em dados do Ippuc e da Secretaria Municipal de Urbanismo) revelou que a capital paranaense possuía, até então, 39 edifícios com 100 metros ou mais de altura — além de outros quatro em fase de projeto ou construção. Considerando-se apenas os 15 edifícios mais altos da cidade (já finalizados ou em vias de de conclusão), nove deles foram inaugurados ao longo da última década (Tiemann Headquarters, Sky, City Centro Cívico, Soul Batel Soho, Rio Jardine, Seventh Avenue, Palazzo Lumini, Maison Legend e o próprio Universe Life Square)

E em breve a lista dos gigantes curitibanos deve ganhar outros quatro nomes: o Vitra, anunciado em dezembro de 2020 pela Plaenge e que ficará no coração do Água Verde; o AGE360, no Mossunguê, confirmado pela AG7 em março do ano passado; o Casa Milano, lançado em abril do ano passado pela GT Building e que será construído no Bigorrilho; e, é claro, o OÀS, também da GT Building, confirmado neste ano

O OÀS, como já citado, deve assumir o posto de edifício mais alto de Curitiba quando for inaugurado, com 179 metros. O lançamento do empreendimento acontece em setembro deste ano, com previsão de começo de obra nos próximos meses e entrega para 2027. Haverá 59 unidades, com apartamentos entre 145 a 250 m².

Já o AGE360, com 132,7 metros, deve se tornar o terceiro mais alto da cidade, superando o Evolution Corporate (localizado no Centro e inaugurado em 2004) e ficando atrás do OÁS Barigui e do Universe Life Square. O edifício, que terá 36 pavimentos e 33 apartamentos de 208 a 609 m², começou a ser construído em dezembro de 2020 e deve ser entregue em 2024.

O Casa Milano, por sua vez, foi eleito no ano passado o Empreendimento do Ano pela Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR) e já teve suas obras iniciadas, com previsão de entrega para 2025. Com 126,59 metros de altura, será o sexto mais alto da cidade, superando o Palazzo Lumini (inaugurado em 2015 e com 125,3 metros), e contará com vista panorâmicas e apartamentos cujo tamanho varia entre 125m² e 320m² privativos.

Por fim, o Vitra, com 112,75 metros, deve ficar entre os 20 mais altos prédios curitibanos, superando edifícios como o Central Park (no Centro), com 112,12m, e o Sky (no Bigorrilho), com 110,8m. As obras já estão em andamento e a entrega do edifício que terá apartamentos que vão de 138 a 286 m², deve acontecer no segundo semestre de 2024.

Lançar um projeto com mais de 100 metros não é uma tendência, mas sim uma oportunidade

Diretor da GT Building, responsável pelo Casa Milano e pelo OÀS Barigui, João Alfredo Thomé comenta que o lançamento de edifícios com mais de 100 metros em Curitiba não é uma tendência, mas sim uma oportunidade. “Os terrenos que permitem obras dessa magnitude são cada vez mais escassos. Temos muito orgulho que, desses quatro prédios acima de 100 metros do último ciclo, dois são da GT Building”, diz Thomé.

Ainda segundo ele, a demanda por imóveis de alto padrão é o que tem impulsionado os lançamentos e uma maior oferta de edifícios que chamam a atenção por sua grandiosidade. “A região do Parque Barigui está sendo bastante procurada e é uma região cujo zoneamento permite a concepção de edifícios um pouco mais altos. Digamos que a tempestade perfeita se formou e permitiu com que as incorporadoras pudessem explorar mais de perto esse mercado dos super-altos”.

Segundo o plano diretor de Curitiba, os empreendimentos de maior altura devem estar concentrados nos eixos estruturais da cidade, que são aqueles em volta das canaletas do expresso. Dessa forma, além do eixo localizado na região do Barigui, outras localizações em Curitiba que comportariam empreendimentos super-altos. “Podemos citar o eixo da Sete de Setembro e arredores, o eixo da João Gualberto, no Juvevê, e novo eixo do Ecoville. O centro da cidade, que possui zoneamento específico, também abriga muitos edifícios com mais de 20 andares”, comenta Thomé.

Os cinco prédios mais altos da capital paranaense

O projeto “Prédios de Curitiba” busca, através da arquitetura e do urbanismo, resgatar a história local, reativando a memória curitibana e contribuindo para o fortalecimento da identidade cultural. Lançado em 2017, o projeto que fala do processo de verticalização da capital paranaense lançou recentemente uma reimpressão do “Livro Prédios de Curitiba”, que apresenta 40 edifícios icônicos da capital paranaense inaugurados desde 1916.

Além disso, no ano passado a equipe do Prédios de Curitiba, em artigo assinado por Diego Minella, divulgou um levantamento minucioso que descobriu quais os edifícios mais altos da capital paranaense. O estudo, que catalogou um total de 228 edifícios no município, descobriu 43 prédios na cidade que possuem mais de 100 metros (incluindo quatro ainda não concluídos), além de trazer um ranking dos maiores no município.

Na primeira posição aparece o Universe Life Square, localizado na Rua Comendador Araújo (nº 252), no Centro, e inaugurado em 2013. O empreendimento tem 152,28 metros de altura. Na sequência, com 129,65m, vem o Evolution Corporate, de 2004, localizado também no Centro (Rua Brigadeiro Franco, 1826). Ele é seguido de perto por dois edifícios que ficam no Campo Comprido: o Maison Legend (Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi, 3480), inaugurado no ano passado e com 127,04m, e o Palazzo Lumini (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 3305), de 2015 e com 125,3m. quinto é a Champagnat Tower (Rua Padre Anchieta, 1291), de 1994 e com 123,8m.