O clima esquentou no Paraná. “Ainda não é verão, mas o ‘calorão’ é o responsável pela chuva. Com o intenso aquecimento pela manhã e, agora, com maior disponibilidade de umidade, nuvens de chuva se formaram rapidamente e até alguns temporais ganharam intensidade neste começo de tarde desta quarta-feira (27)”, postou o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Chove mais entre o Sudoeste e o Centro-Sul, mas também em outras regiões da “metade sul” do estado e em parte do Noroeste já ocorrem algumas rápidas pancadas de chuva desde as 13h30. A sensação de calor permanece mais alta em toda a faixa Norte paranaense nas próximas horas, onde as marcas passam dos 33°C.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas laranja e amarelo para tempestades no Paraná.
O alerta amarelo, classificado como perigo potencial, é válido até o meio-dia desta quinta-feira (28) e prevê chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h) e queda de granizo. Há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
As regiões afetadas pelos alertas amarelo e laranja são as Sudeste, Oeste, Serrana, Centro-Sul e Sudoeste Paranaense.
O alerta laranja, também válido até o meio-dia de quinta-feira, prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. As regiões afetadas podem ter risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.