Em Curitiba, há seis formas de tirar dúvidas sobre coronavírus sem ir ao posto de saúde

Redação Bem Paraná com SMCS

Reprodução

Segundo boletim divulgado na sexta (13), Curitiba tem cinco casos de coronavírus confirmados, todos de fora. Segundo a secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak, é importante que as pessoas sem sintomas busquem informações por esses meios disponíveis. Evitar ir até unidades básicas de saúde, unidades de pronto atendimento e outros serviços de saúde reduz a chance de eventuais contágios. E para isso, há cinco formas de tirar dúvidas sobre o vírus, entre telefones, aplicativo e até whatsapp.

A prefeitura de Curitiba criou um tira-dúvidas sobre o coronavírus para o WhatsApp. O bot facilita a navegação. O usuário pode ir direto para a área que tem mais interesse. São sete opções: sintomas, prevenção, transmissão, tratamento, onde buscar tratamento, definição de casos suspeito e mais informações Para ter acesso à funcionalidade, basta mandar a palavra “Coronavírus” como mensagem para o número (41) 99876-2903. Aí é só seguir o passo a passo.

A Secretaria Municipal da Saúde também colocou em operação na sexta (13) um novo telefone de contato para esclarecer dúvidas dos moradores de Curitiba a respeito do coronavírus. Pelo número (41) 3350-9000, o cidadão falará com profissionais habilitados a dar as informações sobre o vírus e será orientado sobre o que fazer em caso de necessidade de atendimento médico. A equipe atende das 8h às 23h, todos os dias, inclusive nos fins de semana. O novo telefone foi ativado para evitar congestionamentos nas linhas de atendimento do Samu, que anteriormente estava prestando informações à população sobre o coronavírus.

Outra forma de acesso às informações é por meio do aplicativo desenvolvido pelo Ministério da Saúde para o Covid-19. Ele está disponível no Curitiba App, o aplicativo de serviços da cidade, que pode ser baixado nas versões iOS e Android.

As pessoas que tiverem sintomas podem entrar em contato com o telefone 192 (do Samu) e também pelo 156, que passará a prestar informações sobre a doença.