
O orçamento para a área de trânsito de Curitiba saltou de R$ 87,6 milhões em 2017 para cerca de R$ 220 milhões em 2024 – ou 148% a mais. O balanço foi divulgado nesta sexta-feira (27) e corresponde aos oito anos de gestão do prefeito Rafael Greca e do vice-prefeito Eduardo Pimentel.
No mesmo período, as mortes por acidentes diminuíram 35,4% e houve melhorias no fluxo viário, estímulo ao uso de transportes alternativos e modernização digital dos serviços da Superintendência de Trânsito (Setran).
“Nossas iniciativas ao longo desses últimos anos demonstram o compromisso da cidade em melhorar a segurança e a eficiência do trânsito”, afirma o secretário de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos.
Menos acidentes
Desde a chegada do Programa Vida no Trânsito, em 2011, até 2023, as mortes por acidentes em Curitiba caíram 35,4%. Já o risco de morte por este tipo de acidente diminuiu 40,6%.
“Com uma abordagem técnica, transparente e fundamentada na legislação, trabalhamos na melhoria da sinalização, fiscalização e educação e, como resultado, conseguimos reduzir e evitar mortes”, afirmou a superintendente de Trânsito de Curitiba, Rosangela Battistella.
Esse avanço é resultado de diversas ações, como:
- Fiscalização eletrônica: implantação de 155 novos pontos de fiscalização eletrônica, substituindo os 153 anteriores, e instalação de 38 lombadas eletrônicas mais modernas, também em substituição às anteriores.
- Redução de velocidade: a redução de 60 km/h para 50 km/h em binários e a instalação de 743 lombadas físicas e 67 travessias elevadas aumentou a segurança de pedestres.
- Fiscalização: realização de 17.339 operações de fiscalização e remoção de 26.182 veículos por irregularidades diversas e 868 por abandono.
Melhoria no fluxo
Segunda etapa de binário implantado pela Prefeitura de Curitiba traz mais segurança e fluidez ao trânsito no São Lourenço
Boqueirão recebe segunda etapa de implantação do binário Cel. Luiz José dos Santos/Salvador Ferrante
A cidade adotou diversas iniciativas para diminuir congestionamentos e otimizar deslocamentos.
Uma delas foi a implantação de 9 km de faixas exclusivas para o transporte coletivo, em locais estratégicos como as ruas General Mário Tourinho, André de Barros, Alfredo Bufren/Amintas de Barros, Imaculada Conceição, Olga Balster e Nivaldo Braga.
A criação de 40 novos binários facilitou o fluxo de veículos em áreas movimentadas em todas as dez regionais. Entre eles, estão os das ruas Mateus Leme/Nilo Peçanha (São Lourenço); Major França Gomes/João Alencar Guimarães (Santa Quitéria); Ourizona/Nova Aurora (Umbará); Silveiro Peixoto/Padre Ildefonso (Batel); João Bettega/Luiz Parigot de Souza (Portão); Isaac Ferreira da Cruz/Emanoel Voluz (Pinheirinho); Lodovico Geronazzo/Arthur Carlos Peralta (Boa Vista); Nivaldo Braga/Olga Balster (Tarumã/Cajuru); Osmário de Lima/Engenheiro Alberto Monteiro de Carvalho (Capão da Imbuia).
Estacionamento
Para melhorar o uso do Estacionamento Regulamentado na cidade, foi implantado o Est@R eletrônico, que possibilita a compra de créditos por aplicativos, com cobrança fracionada de 15 em 15 minutos.
Desde o início da gestão, foram adicionadas 11.771 novas vagas de estacionamento regulamentado, tornando o estacionamento mais acessível aos cidadãos. Hoje, a cidade conta com quase 20 mil vagas de Est@R.
Sinalização
A cidade também investiu em sinalização, melhorando a orientação para motoristas e pedestres. Foram instaladas 112.591 novas placas de sinalização e realizada a pintura de 4.900 km de vias.
Outra novidade foi a implantação de 43.958 novas placas com o nome das ruas, em material refletivo e letras maiores, a primeira atualização em 27 anos.
De 2017 a 2024, a cidade ganhou 122 novos cruzamentos semaforizados, sendo 30 com semáforos sonoros e maior tempo de abertura para pessoas com deficiência, além de 242 semáforos revitalizados.