





Entre boas ceias de Natal, presentes bem embalados e reencontros de fim de ano, a magia do Natal acontece. Mas, claro, nada seria o mesmose não fossem elas: árvores enfeitadas, pisca-piscas espalhados e os brilhos, laços e enfeites que encenam a noite natalina.
Em Curitiba, embora o Papai Noel ainda não tenha aparecido, os Elfos já chegaram. Para quem trabalha com decoração, os trabalhos começam mesmo antes de julho. É o que conta Henrique Conrado, 31 anos, que abriu uma empresa de decoração natalina em 2016.
Formado em Design de Interiores, o trabalho com a data específica não era o sonho de início, mas o convite de uma loja de artigos natalinos foi o pontapé para começar na área.
“Foi amor à primeira vista. Comecei como auxiliar, mas logo nos primeiros dias meu supervisor disse: começa a tocar sozinho, porque você já entendeu como funciona o trabalho”, conta Henrique.
A empresa do decorador, coincidência ou não, se chama Elfos. São, de fato, os ajudantes do Papai Noel. Para aqueles que procurarem pelos serviços, Henrique explica que há um processo até a decoração final.
“Os clientes me procuram e peço que me expliquem o que querem: uma guirlanda, uma decoração para a janta de Natal, uma árvore especial. Com o pedido feito, eu proponho uma decoração e monto um projeto. Só depois da aprovação, vamos às compras e marcamos um dia para, então, montar tudo.”
A Elfos está presente em todas as redes sociais, desde o Instagram, Pinterest, até o Linkedin. Além de montagem e assessoria presencial e online, a Elfos também fornece o serviço de desmontagem da decoração. Para solicitar o trabalho e orçamentos, basta acessar o site www.elfosdecoracao.com.br ou solicitar pelo número (41) 99775-4787, com o Henrique.
No mercado, é Natal o ano todo
Para quem olha de fora, o trabalho com essas datas específicas parece diferente. “E no resto do ano, não tem trabalho?”, devem se questionar. Mas, na verdade, é justamente o contrário, responde Henrique. A cada ano as decorações chegam mais cedo, mas o trabalho dos decoradores e criadores começa muito antes.
“A concepção dos enfeites, a produção e tudo mais… isso tudo é feito com quase um ano de antecedência. Aqui no Brasil, por exemplo, a maioria dos produtos são importados. Então a gente procura tendências, acontecem as feiras e, aí sim, os produtos vêm pra cá”, diz o personal natalino.
Quanto às tendências, Henrique explica que as pessoas gostam de misturar artefatos na árvore. O apelo religioso, por outro lado, se perdeu no meio do mercado.
“São poucas pessoas que pedem presépio, até porque o Natal não era sobre extravagância… mas algumas pessoas ainda mantêm essa tradição.” Independente da tendência, o vermelho, verde e dourado são sempre uma certeza nas decorações. O clássico não perde espaço.
Em Curitiba, as lojas chegam com cada vez mais variedade de produtos, o que ajuda na movimentação do nicho natalino. A capital paranaense, que no ano passado recebeu 100 mil turistas no Natal, já é considerada um dos destinos para comemorar a época. Seja dentro de casa, ou nas ruas enfeitadas, Curitiba já está preparada para um “dezembro mágico”, graças aos Elfos.
Boa Experiência
Um programa de família
Atendendo os clientes, o decorador se lembra de passar belos momentos com as famílias. Entre encontros anuais, o momento realmente se torna especial. “Com as crianças, por exemplo, eu sempre aconselho que as deixem enfeitar a árvore e depois eu refaço o trabalho. Os pais aproveitam para contar a história: o Henrique é o ajudante do Papai Noel, veio deixar a nossa árvore mais bonita”, diz.
Em outras famílias, a tradição de decorar a casa se tornou uma homenagem à vózinha que amava o Natal, mas faleceu antes de ver a decoração pronta. Já outros clientes aproveitam para fazer uma “pré ceia de Natal” no dia de decorar a árvore. O que Henrique gosta é que em todos os anos a época é diferente, mas as tradições também acontecem e ele se torna parte delas.
Onde
Loja Noel
A imagem com Henrique Conrado foi feita na Loja Noel, no Jockey Plaza Shopping, no bairro Tarumã, em Curitiba, e que abriu suas portas no dia 15 de setembro, no piso 1. A loja é especializada em produtos de Natal, com as últimas tendências para a festa deste ano.
Esta é uma loja parceira do decorador. A Noel está nos principais shoppings de Curitiba, com itens exclusivos de decoração e produtos especiais para dar um toque especial ao seu presente.
Lívia Berbel, sob supervisão de Mario Akira