Em Curitiba, procura por psicólogos e contadores mais que dobra neste ano

População está cada vez mais procurando por ajuda especializada, seja para cuidar da saúde, seja para serviços mais técnicos

Redação Bem Paraná
IMPOSTO DE RENDA  – ESCRITORIO GABARDO DE CONTABILIDADE

Procura por apoio à saúde mental foi destaque, com 119% de alta na procura (Arquivo BP)

Os dois profissionais mais requisitados em Curitiba no primeiro trimestre deste ano são contadores e psicólogos, é o que revela o levantamento feito pela GetNinjas, plataforma de contração do Brasil. Em comparação com o mesmo período de 2023, houve um aumento de 119% na procura por serviços de psicologia, seguido por contadores com 117%.

Os fatores relacionados à alta demanda por atendimento psicológico são os transtornos mentais, sendo a depressão e ansiedade os mais recorrentes. Estresse, insatisfação com a vida, frustração no trabalho, dúvidas e incertezas para tomada de decisões também levam as pessoas a procurarem clínicas de psicologia. Em Curitiba, houve um aumento de 9% na procura por esse tipo de serviço entre março e fevereiro.

“A gente tem percebido que as pessoas estão com as cabeças mais abertas, estão desconstruindo aquela representação de que psicologia é só para quem tem transtorno mental grave ou para quem tem problemas insolúveis ou que não tem condição de resolver sozinho”, comenta a psicóloga Rafaela de Faria.

O levantamento mais recente feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que, no Brasil, 5,8% da população foi diagnosticada com depressão, o equivalente a 11,7 milhões de brasileiros. Com isso, o país ocupa o primeiro lugar com maior número de casos da doença na América Latina, ainda de acordo com a OMS.

A pandemia de Covid-19 colaborou para o aumento de 25% no número de casos de depressão e ansiedade em todo o mundo, segundo a OMS. Em Curitiba, a alta procura por serviços relacionados à saúde mental também foram refletidos nos atendimentos dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), que dobraram o número de assistências em 2022, com mais de 1,1 mil casos por mês, em média.

Alta procura por serviços contábeis
A procura por serviços contábeis costuma ser sazonal. Neste primeiro trimestre, por exemplo, com o período de entrega das declarações do Imposto de Renda, é quando mais a população busca ajuda profissional. No mês de março, o serviço de contador manteve uma tendência de alta, com um aumento de 54% em comparação com fevereiro.

No Paraná, a Receita Federal já registrou a entrega de mais de 835 mil declarações até a terça-feira. Os documentos podem ser enviados até o dia 31 de maio, conforme estabelecido pela Receita.

“Anualmente vemos um crescimento expressivo na busca por contadores na época da declaração do IRPF, visto que o profissional é essencial para que o procedimento seja realizado sem dor de cabeça”, ressalta Thiago Gramari, diretor de comunicação do GetNinjas.

Outros serviços que mais cresceram em Curitiba foram buffet completo com 94% de alta, e diaristas com um aumento de 7,5%. Entre as funções mais solicitadas pelos curitibanos por meio da GetNinjas destacam-se pedreiro, mudanças e carretos, encanador e eletricista.