Henry Milleo – Barbearia John Six inovou e criou pacotes de assinatura mensal

Prestar serviços e/ou experiências cobrando mensalidades, como num clube, é a nova febre do mercado. Anos depois de o Netflix revolucionar oferecendo um serviço por assinatura por meio do qual os assinantes podem assistir a quantos filmes e séries quiserem, quando e onde quiserem, em praticamente qualquer tela com conexão à internet, agora é vez da febre da economia da associação ganhar força entre as empresas curitibanas.

A cidade já conta, por exemplo, com serviço de barbearia (cabelo e barba) por assinatura, clubes de cerveja e vinho, livros, artesanatos, café, produtos coloniais e também ‘kits chef’, para quem quer fazer receitas em casa sem ter de se preocupar em correr atrás de todos os ingredientes necessários para a experiência gastronômica.
Proprietário da barbearia John Six, fundada em junho de 2017 e localizada no Mossunguê, Lincohn Mendes lançou em setembro do ano passado o John´s Club, uma inovação que trouxe o sistema de assinatura mensal para o mundo dos barber shops. Pagando um valor mensal que varia de R$ 95,90 (só para corte de cabelo) até R$ 179,90 (para cabelo e barba), o assinante usa os serviços da barbearia quantas vezes quiser no mês.

“As barbearias só vendiam pacotes, mas não tinha algo recorrente, tipo a Netflix. A ideia era pagar um valor por mês e vir quantas vezes quiser na barbearia. Em setembro de 2018 abri o clube e em um mês esgotaram as 30 vagas disponíveis, era uma versão beta. Em fevereiro deste ano voltamos a vender (assinaturas) e hoje temos 120 membros”, conta o empresário de 28 anos.
Outra empresa curitibana que vem fazendo sucesso ao apostar em um clube de assinatura é a The Market. Fundada há três anos por Fernando Dufour, o negócio oferece, ao custo quinzenal de R$ 56,50 (para duas pessoas), uma série de receitas de chefs aos assinantes, que escolhem a opção que mais os agrada. Todos os ingredientes, então, são entregues na casa dos assinantes, que podem preparar a comida com desperdício zero de alimentos.

“Começamos com um avulso, mais caro, mas em dois meses implementamos a assinatura, que hoje é nosso carro chefe. Representa 95% do faturamento, do volume de produtos entregues”, conta Fernando. “A gente vem numa crescente. Nosso crescimento médio anual supera o 100% e em três anos já entregamos mais de 40 mil kits.”

Movimento está crescendo no mercado brasileiro

Tanto Fernando Dufour como Lincohn Mendes apostam no mercado de assinaturas como uma nova tendência do mercado, que veio para ficar. “As pessoas não contratam mais serviços, mas experiências. Teve a revolução agrícola, a industrial, e agora a revolução dos serviços. A tendência de ser recorrente é muito forte e todo tipo de serviço que tem demanda mensal, semanal ou quinzenal, consegue lançar serviço de recorrências”, aponta Lincohn.
Fernando, por sua vez, destaca que esse movimento (de clubes por assinatura) já está crescendo no mercado brasileiro. A The Market, inclusive, já está em conversas com grandes redes, como o Muffato e o Festval, para testar o serviço dentro das grandes redes varejistas. “A maior vantagem (desse sistema) é a recorrência, tem um planejamento financeiro muito equilibrado. Você sabe quanto vai entrar, e isso dá uma segurança muito boa”, destaca.

Conheça alguns serviços por assinatura

Rejuvena Estética e Longevidade – plano para tratamentos estéticos
www.rejuvena.com.br/academia-estetica-6-jardim-americas-curitiba/#1500163717585-f334e253-1aad

The Market – Mercado de Receitas
www.themarket.com.br

Barbearia John Six
www.barbeariajohnsix.com.br

Caixa Cosmo – artesanato e itens criativos
www.caixacosmo.com.br

Moka Clube – café
www.mokaclube.com.br/produto/assinatura

Tag Livros – kits literário
www.taglivros.com

Leiturinha – livros infantis
www.leiturinha.com.br

Wine – Vinhos
www.wine.com.br

Caixa Colonial – produtos coloniais
www.caixacolonial.club

Box Petiko – petiscos e brinquedos para cachorro
www.box.petiko.com.br

Clube do Malte – cervejas
www.clubedomalte.com.br

Cerveja Box
www.cervejabox.com.br

Glambox – produtos de beleza
https://www.glambox.com.br

Nerd ao Cubo – produtos para o público nerd, geek e gamer
www.nerdaocubo.com.br