Valquir Aureliano

Um vendedor de morangos de Curitiba resolveu fazer um investimento corajoso e ousado. Na busca por uma forma de otimizar o atendimento aos clientes que param no cruzamento da Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza com a Rua Major Heitor Guimarães e, consequentemente, aumentar as vendas, Diego Saldanha resolveu apostar na honestidade das pessoas.

Ele, então, foi numa gráfica e produziu uma espécie de cartão de visita com sua chave PIX. Agora, Diego entrega o morango aos clientes que estão sem dinheiro em espécie ou que não teriam tempo para fazer o pagamento no cartão (pelo semáforo estar prestes a abrir, por exemplo), confiando que eles farão o pagamento em seguida.

“Eu sentia necessidade de fazer mais, achava que podia estar mais perto do cliente. Foi quando tive a ideia de fazer um cartão estilo cartão de visita, com meu nome, chave do PIX, PicPay”, explica o vendedor. “Eu trabalho há mais de 10 anos naquela esquina, já conheço, tenho público-alvo. Se a pessoa vem, conversa comigo, eu vejo que não vai dar tempo de passar o cartão ou a pessoa está sem dinheiro, eu dou o cartão [com a chave PIX] e falo pra pessoa fazer a transferência depois”.

Até aqui, a iniciativa é um sucesso. Além de ter aumentado as vendas e o faturamento, ele está conquistando mais clientes, que gostaram da sua abordagem. “Eles ficam espantados, liberar uma caixa de fruta na hora para uma pessoa que não conhece… Eles ainda perguntam, dizem ‘mas você nem me conhece’. E eu respodo: ‘Confio em você’. Acredito que os bons são maioria esmagadora, sabe”, comenta o empreendedor.

Há cerca de três meses apostando nessa nova forma de pagamento, Diego conta que até hoje apenas duas pessoas não pagaram ele. “É um número muito baixo. É uma jogada muito boa para um risco muito baixo. Estou vendendo mais e mais rápido”, celebra.

Para comprar com Diego, basta procurá-lo no lado esquerdo da Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, na esquina com Rua Major Heitor Guimarães. Ele fica naquele ponto com seus morangos, geralmente, de terça a sábado, das 9 às 14 horas.