Vendo a situação de dificuldade que começava a se desenhar para a população mais vulnerável de Curitiba, Veronica Macedo e Ana Mattar, mãe e filha, decidiram fazer a diferença. Na última sexta-feira (20), elas começaram a preparar e distribuir sopa caseira, biscoitos e sabonetes para pessoas que moram nas ruas do entorno de onde moram, no bairro Bigorrilho. A iniciativa, divulgada no perfil de Veronica no Facebook, repercutiu nas redes sociais e está inspirando muita gente a fazer o mesmo, inclusive fora de Curitiba e até mesmo do Paraná, criando uma verdadeira corrente do bem.
A ideia, conta Ana, surgiu depois de ter visto um vídeo que mostrava a população de rua na região central do Rio de Janeiro. A partir dali, conversou com a mãe e ambas decidiram começar a fazer comida para distribuir aos necessitados. Três dias por semana distribuirão sopas, enquanto noutras datas farão lanches e distribuirão frutas.
“A Ana propôs e eu topei. Gosto de cozinhar e minhas aulas (curso de cozinheiro no Senac) foram suspensas por tempo indeterminado. Além de ser uma forma de ajudar o próximo, eu também me ocupo e não largo das panelas”, comenta Veronica, relatando ainda que o negócio começa a se multiplicar, com pessoas de São Paulo, Rio de Janeiro e até mesmo do Nordeste procurando replicar a ideia. “É só ter boa vontade e olhar pela janela que você vai ver que tem alguém na rua precisando”, comenta Veronica.
Para dar sequência ao trabalho, as duas pedem ajuda da população, com a doação de insumos – arroz, macarrão, legumes, carne, frutas e itens de higiene, principalmente. A doação de dinheiro, no entanto, está descartada. “O que estou sugerindo é que, quem for doar dinheiro, doe para as instituições que já fazem um trabalho social mesmo fora da crise, como o Sopão Curitiba”, comenta Ana.
Serviço
Para contatar qualquer uma das duas e ajudar, elas deixam à disposição seus contatos no WhatsApp: (21) 97499-7531 ou (41) 99996-1405.